agencia

Notícias

Atualizado em 14/10/2015 às 12h23

Prefeitura inaugura Praça da Roxinha, no Ipase de Baixo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo inaugura Praça da Roxinha, no Ipase de BaixoO prefeito Edivaldo entregou na noite nesta terça-feira (13) a Praça Maria de Jesus Pereira Brito ou apenas Praça da Roxinha, no bairro Ipase de Baixo, construída com recursos municipais, fruto de operações urbanas. O espaço, que antes era um terreno baldio, atende a um anseio antigo da população e agora é um lugar arborizado, com equipamentos que favorecem a prática de esporte e lazer da população. A obra é da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), em parceria com o Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur).

"Mais uma praça, hoje no Ipase de Baixo, dando continuidade ao programa "São Luís, Cidade Jardim", no qual temos não só reformado, mas construído praças, como é o caso da Praça Maria de Jesus Pereira Brito e fazendo a entrega a população de novos espaços, nos quais as famílias, jovens e crianças podem desfrutar de um ambiente de convívio social. Este é um instrumento público de lazer para a população", destacou o prefeito Edivaldo.

A praça fica entre as ruas João Castelo e Marquês Rabelo e possui uma área de aproximadamente 2.895 m². Dentre as intervenções feitas no local estão a pavimentação, com a melhoria do passeio público para o fluxo das pessoas, a construção de rampas para possibilitar o acesso de pessoas com deficiência para usufruir da praça.

"Essa obra é feita com recurso próprio da Prefeitura, com recursos da operação urbana em projeto conjunto que nasceu dos anseios da comunidade do Ipase de Baixo, que participou ativamente da concepção do projeto. É uma alegria para nós da gestão do prefeito Edivaldo fazermos a primeira praça deste bairro, que tem 43 anos de história", comemorou o titular da Semurh, Diogo Lima.

O nome do espaço foi escolhido em homenagem a Maria de Jesus Pereira Brito, líder comunitária que defendeu durante mais de vinte anos a construção da praça. O filho dela, Flávio Brito, rememorou o trabalho comunitário da mãe e a contribuição dela para o desenvolvimento do bairro.

Para a dona de casa Doraci Neves, a praça - que é um sonho antigo - chegou no momento certo. "Eu moro aqui há mais de 20 anos e essa praça sempre foi um sonho. Veio na hora certa, pois nossas crianças estavam mesmo precisando de um espaço de lazer. Gostei muito do trabalho, parabéns ao prefeito Edivaldo pelo trabalho, por não ter esquecido de nós", afirmou.

A obra preservou a arborização da área, que contribui com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. No local foram implantados playground, academia de saúde, pista de cooper, instalação de alambrado no campo de futebol de areia, além de bancos e lixeiras. Para fazer a manutenção do espaço, o Impur atuará juntamente com o comitê gestor da praça.

"O comitê gestor da praça que está sendo criado através da Associação de Moradores do bairro irá cuidar da praça. Ele é responsável pela fiscalização, irrigação das plantas, administração do espaço de quadra e também da provocação do setor público quando forem necessárias intervenções maiores, como uma poda de arvore, supressão, galhos na fiação elétrica, iluminação, segurança, entre outros", contou o presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho.

Além desta, a Prefeitura de São Luís já entregou para a população do Cohatrac, a Praça Jackson Lago, a Praça das Árvores e a Praça Verão. Na Cohab foram entregues as Praças Ruy Frazão e Renascer. Até o final de 2015, a Prefeitura deverá realizar a revitalização de mais dez praças públicas.

Também estiveram presentes na entrega da praça o deputado federal Weverton Rocha (PDT), os vereadores Pavão Filho (PDT), Ivaldo Rodrigues (PDT), Marquinhos (PRB), e Isaías Pereirinha (PSL), além dos secretários Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos), Mittyz Rodrigues (Administração), Batista Matos (Comunicação), e os presidentes do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Luiz Carlos Borralho, e do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), Raimundo Penha.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem