agencia

Notícias

Atualizado em 21/05/2016 às 12h04

Prefeitura investe em ações de limpeza e conscientização para melhorar saúde pública

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo investe em ações de limpeza e conscientização para melhorar saúde públicaO prefeito Edivaldo tem ampliado as ações de limpeza, fiscalização e conscientização com reforço de ações em diversos pontos da cidade. O objetivo é melhorar as condições de vida e de saúde da população. As principais frentes de atuação da Prefeitura de São Luís com este objetivo são as ações "Mais Limpeza, Mais Saúde" e "Todos na Guerra Contra o Mosquito".

"Garantir a saúde e qualidade de vida nos bairros da nossa cidade é uma das prioridades da nossa gestão. Por isso, além das obras de urbanização e das intervenções que já realizamos rotineiramente em diversos bairros, temos reforçado as nossas ações com a oferta de diversos serviços de forma articulada. Assim, além de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, melhoramos as condições de limpeza e paisagísticas da nossa cidade e conscientizamos a população sobre o descarte correto de resíduos", disse o prefeito Edivaldo.

As duas ações têm caráter semanal e, a cada edição, centralizam suas ações em um bairro diferente da capital maranhense. A ação "Todos na guerra contra o mosquito" é realizada sempre às sextas feiras e já está na 15ª edição. Além da vistoria de residências em busca de focos do mosquito Aedes aegypti, a iniciativa envolve borrifação com veículo fumacê, coleta de bagulhos volumosos, bem como recolhimento de pneus e atividades educativas e palestras nas escolas dos bairros contemplados.

Como resultado direto da campanha, já foram vistoriados cerca de 400 mil imóveis. A campanha "Todos na Guerra contra o Mosquito" é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Vila Luizão, Anjo da Guarda, Vila Embratel, Residencial Piancó, São Cristóvão, Coroadinho, Bom Jesus, Cohab e Cohatrac são alguns dos bairros que já receberam a iniciativa. O cronograma é planejado para abranger gradativamente toda a cidade, com prioridade para as áreas onde tem sido registrados mais casos das doenças provocadas pelo mosquito.

A secretária municipal de saúde, Helena Duailibe, reforçou a importância das vistorias e das ações educativas. "Vistoriamos um grande número de residências, cumprindo a determinação do prefeito Edivaldo de reforçar as ações no combate aos focos do mosquito. As nossas equipes também têm ido às escolas e empresas, levando palestras, teatro de bonecos e outras ações educativas. Dessa forma, vamos construindo multiplicadores que colaboram conosco na luta contra o Aedes", explicou a titular da Semus.


LIMPEZA E PAISAGISMO

A iniciativa "Mais Limpeza, Mais Saúde", por sua vez, ganhou o atual formato em abril deste ano e é resultado de uma articulação coordenada pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur). Também participam da atividade as secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Saúde (Semus), Urbanismo e Habitação (Semurh) e a Subprefeitura do Centro Histórico. Semanalmente, a campanha promove, em uma comunidade específica, ações de poda, roçagem e análise do estado da vegetação local, pintura de canteiros, readequação da iluminação pública e limpeza mecanizada. Também são feitas ações de prevenção ao Aedes Aegypti, borrifação com inseticida e a distribuição de material educativo.

Outra ação importante realizada por meio da campanha "Mais Limpeza, Mais Saúde" é o recolhimento de bagulhos volumosos: só nas primeiras cinco edições da campanha, foram recolhidas em praças e logradouros 1751 toneladas de resíduos sólidos, bagulhos volumosos e inservíveis. No último final de semana, a ação foi realizada no Centro Histórico e no Anel Viário. Vinhais, Recanto dos Vinhais e Cohama estão entre as áreas que já receberam os serviços.

De acordo com o presidente do Impur, Luiz Borralho, além recolher resíduos sólidos e material de construção, a campanha também coleta inservíveis de grande volume. "Durante as ações conscientizamos a população sobre o descarte irregular desse tipo de material, que podem acarretar problemas sérios para a saúde pública, como a proliferação do mosquito Aedes aegypti e de ouros animais nocivos e causadores de doenças", disse Borralho.

O Mais Limpeza, Mais Saúde também conta com o reforço dos membros dos Comitês Gestores das praças que atuam na campanha para ação de conscientização, manutenção e preservação dos espaços públicos. Criados e instituídos pela Prefeitura de São Luís, por meio do Programa São Luís Cidade Jardim em 2014, os Comitês Gestores das Praças, que hoje totalizam 53, exercem papel fundamental na conscientização e preservação dos espaços públicos da capital. Os Comitês atuam como mecanismos fiscalizadores do bem público comum.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem