agencia

Notícias

Atualizado em 06/02/2017 às 17h39

Prefeitura de São Luís promove curso de capacitação para agentes de turismo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís promove curso de capacitação para agentes de turismoPara melhorar o atendimento aos turistas que visitam São Luís e contribuir para a formação de profissionais que já trabalham na área, bem como de pessoas que queiram se inserir no setor, a Prefeitura de São Luís deu início, nesta segunda-feira (6), ao curso de Informação Turística. As aulas, que se estendem até sexta-feira (10), ocorrem na sede da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), das 14h às 18h.

A secretária municipal de Turismo (Setur), Socorro Araújo, destacou que a capacitação no setor é uma recomendação do prefeito Edivaldo para ampliação e fortalecimento do setor. "Estamos dando continuidade ao trabalho realizado pela gestão do prefeito Edivaldo ao longo dos últimos anos para fortalecer o turismo, tendo como foco a formação de agentes que trabalham na área para, assim, gerarmos empregos e renda", disse a secretária.

Socorro Araújo frisou que os cursos de capacitação serão ofertados sistematicamente. "Um dos grandes eixos do turismo é a capacitação. Nós temos essa preocupação de trabalharmos a informação turística fazendo com que as pessoas consigam se identificar com a cidade e desenvolvam o sentimento de pertencimento", disse a secretária da Setur, Socorro Araújo, durante a abertura do curso.

Participam da formação 100 pessoas entre servidores municipais, estudantes, profissionais da área do turismo e interessados no setor. O curso tem carga horária de 20 horas, período em que serão repassados aos participantes temas como noções de turismo, atrativos históricos, naturais e culturais e ainda a importância do combate à exploração sexual.

PLANO

O curso faz parte das ações do Plano de Qualificação Profissional em Turismo (Qualitur) que tem como objetivo desenvolver um programa para aperfeiçoar a prestação dos serviços na cidade. O Qualitur é uma proposta de sistematização de todos os programas e estratégias de qualificação e capacitação em turismo no município de São Luís, integrando cursos, oficinas e palestras da cadeia produtiva do setor.

Lilia Monick Reis, que trabalha como guia turística, é uma das participantes do curso. Ela contou que morava em Belém e está em São Luís há pouco mais de dois anos. "Vim para passar pouco tempo, mas fiquei encantada com a cidade e fui ficando", contou. Para ela, que trabalha na área de turismo, o curso é uma oportunidade para interagir com os colegas da área e para ampliar o conhecimento sobre a história de São Luís. "Vou sair daqui com mais bagagem e, com certeza, vou desempenhar o meu trabalho ainda melhor", disse.

A estudante Thalia Furtado, de 19 anos, contou que ficou sabendo do curso pela internet e logo se interessou. "Eu ainda estou terminando o Ensino Médio, mas gosto muito de turismo, o curso é uma oportunidade para conhecer melhor sobre a área e conversar com pessoas que já trabalham no setor", disse. O curso será encerrado com um city tour pelo Centro Histórico de São Luís. Todos os participantes terão direito a certificado.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem