agencia

Notícias

Atualizado em 10/02/2017 às 18h55

Prefeitura investe em passeios turísticos para capacitar agentes de turismo

Prefeitura investe em passeios turísticos para capacitar agentes de turismo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura investe em passeios turísticos para capacitar agentes de turismoDivulgar os pontos turísticos, contar a história e apresentar as belezas arquitetônicas da capital maranhense aos visitantes e também à população local por meio de agentes de turismo capacitados e treinados. Este é o objetivo dos cursos realizados pela Prefeitura de São Luís que tem investido, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em ações como o city tour que reuniu centenas de pessoas em um passeio pela área do Centro Histórico. O evento encerrou o curso Informações Turísticas.

Foram capacitadas cerca de 100 pessoas entre estudantes, professores e profissionais do turismo. A iniciativa da gestão municipal contribui para estimular a população a valorizar mais as potencialidades locais e atrair turistas, ressaltou a secretária municipal de Turismo (Setur), Socorro Araújo.

"O curso integra a série de ações que promovemos para o fortalecimento do turismo local, conforme orienta o prefeito Edivaldo. E pretendemos que os participantes possam, com esta experiência, valorizar ainda mais nossa riqueza histórica, arquitetônica e cultural", enfatizou a secretária de Turismo.

Durante o trajeto do city tour, o público contemplou a beleza e se informou mais sobre a história de importantes pontos turísticos. A concentração foi na Praça Benedito Leite, seguindo pela Praça Pedro II, Igreja da Sé, as sedes da Prefeitura, no Palácio La Ravardière e do Governo, no Palácio dos Leões, indo pela Praça dos Catraieiros, Casa do Maranhão, Morada das Artes, Rua Portugal, Beco Catarina Mina, Feira da Praia Grande e encerrando o trajeto no Largo do Comércio. "As pessoas estão interessadas em conhecer mais a cidade onde vivem e ações como esta oportunizam o aprendizado e todos interagem", disse a guia de turismo, Zildenice Sousa Barros.

Para quem participou, a experiência vai trazer ganhos futuros. É o que avalia a estudante Girley Oliveira dos Santos, 29 anos. Maravilhada com a história da cidade, ela enfatizou sua satisfação em participar do projeto. "Aqui aprendi coisas que sabia, mas não tinha tantos detalhes quanto os que foram repassados pela guia. Foi um curso muito proveitoso e o passeio veio coroar as lições importantes que tivemos. Gostei muito e pretendo repassar esses conhecimentos para meus amigos e familiares", disse a jovem.

 

CONHECIMENTO

Girley dos Santos decidiu fazer o curso para complementar seus conhecimentos em turismo, área na qual pretende se profissionalizar. "Sempre me senti atraída pela área, com foco em hotelaria e temos um potencial muito grande a ser explorado. Esse curso me fez ter mais certeza da escolha que já fiz", reforçou a estudante.

Para a atendente Mariana Ribeiro Costa, 23 anos, o curso proporciona a interação social e ver a história de outra forma. "Muito bacana essa maneira mais lúdica e leve de entender nossa história. Muito gratificante participar desse curso e desse passeio", disse.

A passagem pela casa de Ana Jansen, na Praça Pedro II, foi um dos momentos mais instigantes para o público. O casarão passa por obras de restauração e guarda muitos mistérios e uma parte rica da história do Maranhão. Enquanto a guia contava os casos do local e de sua moradora, o público acompanhava atentamente e já ávido para questionar. "Eu achei muito bacana e não sabia de algumas coisas que me deixaram ainda mais interessada nas lendas que envolvem Ana Jansen", disse Milena Andrade, 25 anos.

O professor de Geografia Ildejan Ferreira, 44 anos, parabenizou a iniciativa e achou bastante proveitoso o curso e o passeio para somar nas suas pesquisas de conclusão de curso. "Estou concluindo minha monografia e esse é mais um meio que encontrei para aprender mais sobre esse tema que tem relação com as pesquisas que estou realizando. Gostei da estrutura, do conteúdo que foi dado e da recepção dos professores e guias", enfatizou.

CAPACITAÇÃO

O curso de Informações Turísticas faz parte do plano de Qualificação Profissional em Turismo (Qualitur). O objetivo é desenvolver um programa de qualificação profissional em turismo para aperfeiçoar a prestação dos serviços na cidade.

O Qualitur é uma proposta de sistematização de todos os programas e estratégias de qualificação e capacitação em turismo no município de São Luís. Integram o curso atividades em oficinas e palestras sobre temas da cadeia produtiva do setor. A próxima turma, formada com excedentes desta primeira, será montada em março.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem