agencia

Notícias

Atualizado em 13/02/2017 às 16h13

Prefeitura faz primeira entrega da nova etapa do Programa de Aquisição de Alimentos

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura faz primeira entrega da nova etapa do Programa de Aquisição de AlimentosA Prefeitura de São Luís realiza nesta quinta-feira (16) a primeira entrega de gêneros da etapa 2017 do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A Um total de 200 famílias do bairro Cidade Operária serão as beneficiadas com os alimentos. Esta semana, a Prefeitura também iniciou a entrega, aos agricultores cadastrados no programa, dos cartões bancários para recebimento do benefício do governo federal.

Com o cartão do PAA, eles estão credenciados a vender os produtos e receber os pagamentos diretamente em suas contas. O PAA em São Luís é realizado na modalidade Compra com Doação Simultânea, na qual os beneficiários recebem o pagamento diretamente do Governo Federal, em suas contas, por meio do cartão.

"Graças à iniciativa do prefeito Edivaldo, conseguimos a garantia da continuidade deste importante programa. Nesta fase, serão incluídos mais produtos, sempre mantendo o foco de levar alimento saudável à milhares de famílias em vulnerabilidade nutricional", enfatizou a titular da Semsa, Fatima Ribeiro.

O cartão do PAA é autorizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com base em listagem dos agricultores incluídos e a emissão é de responsabilidade do Banco do Brasil. O documento pode ser utilizado para saque do recurso e também para compras no débito automático.


CONVÊNIO


O programa foi conveniado pela primeira vez em São Luís na gestão do prefeito Edivaldo e rendeu ao gestor o título de Prefeito Empreendedor pelo Sebrae na etapa estadual, na categoria 'Pequenos Negócios no Campo', concorrendo com o projeto 'Fomento aos Negócios do Campo'. O prefeito foi classificado ainda entre os 20 melhores gestores municipais do país por ações de estímulo aos pequenos negócios no campo, tornando São Luís a única capital brasileira com reconhecimento do Sebrae nesse setor, por estimular o empreendedorismo.

Nas cestas de alimentos que serão entregues às famílias constam diversos tipos de frutas, legumes e verduras, somando mais de 30 produtos. A ideia é que estes itens possam complementar a alimentação das pessoas atendidas melhorando o consumo de nutrientes diários necessários a uma alimentação adequada. A ação é realizada em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social (Semcas), que identifica o público atendido; e Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), que auxilia na organização dos alimentos junto aos agricultores.

O PAA é executado com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). "A principal meta deste programa é fortalecer a agricultura familiar, valorizar a biodiversidade e a produção, incentivar hábitos alimentares saudáveis e estimular a organização dos agricultores familiares", destacou Fatima Ribeiro.

A coordenadora do programa, Fernanda Buzar, pontua a abrangência da ação. "Este programa tem grande alcance social, sendo importante tanto para os produtores, quanto para quem é beneficiado, além de estimular a produção rural, gerar emprego e renda às famílias agricultoras", disse. Nesta fase do programa as entregas serão semanais e os próximos bairros atendidos são Vinhais, Anjo da Guarda, Sol e Mar, Maracanã e Bairro de Fátima.


Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem