agencia

Notícias

Atualizado em 23/02/2017 às 18h44

Prefeitura garante fluidez do tráfego com disciplinamento em mercados municipais

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura realiza operação de disciplinamento nos mercados municipaisPara dar maior fluidez ao trânsito de veículos e pedestres nas vias de acesso aos mercados, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) realizou uma ação de disciplinamento dos ambulantes no entorno dos mercados municipais da Cohab e da Vila Palmeira. A ação redirecionou as bancas para o interior das feiras.

Assim como o mercado da Cohab, o mercado da Vila Palmeira foi totalmente reformado e está apto a receber os permissionários e consumidores. O equipamento conta com espaço amplo, boa ventilação e boxes com divisórias fartas e existe ainda a organização por setores: frigorífico, peixaria e hortifruti. A operação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), por meio da Blitz Urbana, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária Municipal, Ministério Público Estadual e Polícia Militar.

"O disciplinamento faz parte das ações de melhorias das condições dos mercados e feiras de São Luís. Conforme orientação do prefeito Edivaldo, estamos trabalhando para garantir maior trafegabilidade no entorno desses equipamentos, melhorar a segurança dos permissionários e fregueses, além de contribuir com a organização do sistema de abastecimento da cidade", disse o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues.

DISCIPLINAMENTO

Írys Eugênia trabalha como feirante há mais de 15 anos no bairro da Vila Palmeira e elogiou a ação de disciplinamento do espaço. "Nós que estamos trabalhando regularmente dentro do mercado, contribuímos diariamente com uma taxa de manutenção. Quem está fora do mercado além de deixar o espaço sujo, atrapalha o trânsito. Essa operação é muito positiva, espero que os ambulantes que atuam na área externa criem consciência" disse.

Os feirantes e ambulantes que estavam irregulares nos mercados da Cohab e da Vila Palmeira já haviam recebido duas notificações este ano. Com o descumprimento da determinação de regularização, a Blitz Urbana, apreendeu objetos na ação, que poderão ser devolvidos aos proprietários após a assinatura de um termo de compromisso para não mais obstruir o espaço público.

Valber Pestana, coordenador de Demolição da Blitz Urbana falou ainda sobre a importância da operação para manutenção da ordem pública. "Os mercados estão abertos para todos, tem muitos espaços internos que não estão ocupados pelos feirantes. Essa operação é importante pois traz a ordem para a cidade, beneficiando a população", destacou.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem