agencia

Notícias

Atualizado em 01/03/2017 às 12h33

Bicho Terra anima multidão de foliões no encerramento da Passarela do Samba

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Bicho Terra anima multidão de foliões no encerramento da Passarela do Samba

Milhares foliões lotaram o circuito Passarela do Samba durante os cinco dias de folia momesca, entre brincantes das agremiações carnavalescas e público das arquibancadas, camarotes, Espaço Folia, Espaço Preferencial e entorno. Com um saldo positivo, o "Carnaval de Todos", promovido pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, reuniu 6 mil espectadores por dia e arrecadou quase 7 toneladas de alimentos não perecíveis na campanha solidária da Prefeitura . As arrecadações serão doadas para Apae.

O encerramento nesta Terça-Feira Gorda de Carnaval (28) ficou por conta dos Filhos de Jah, Sambaceuma e Bicho Terra que agitaram a multidão com suas tradicionais fantasias e músicas. "Esta é mais uma belíssima realização graças à parceria da Prefeitura de São Luís e Governo do Estado. Por recomendação do prefeito Edivaldo, trabalhamos para garantir, até o último dia de festa, toda infraestrutura e segurança à população, valorizando o que temos de mais precioso, nossa cultura, com a apresentações de tambor de crioula, tribos de índio, blocos afros e shows com artistas de nossa cidade", ressaltou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

A Corte Momesca, composta por Mateus Lobato (Rei Momo), Andressa Tainá (Rainha), Glycia Fernandes (1ª Princesa) e Dayanne Evelly (2ª Princesa), fizeram o encerramento oficial da temporada de momo no palco da Passarela Chico Coimbra. Eles percorreram dez bailes de carnaval em toda a cidade durante os dias de folia.

Setenta e cinco agremiações carnavalescas desfilaram no sambódromo e destas 51 concorrem no Concurso de Passarela. Oito grupos de tambor de crioula se apresentaram por dia, encantando ludovicenses e turistas, no Circuito Passarela.

PREVENÇÃO 

Entre os serviços oferecidos, 237 atendimentos foram realizados no Posto Médico. Nas Campanhas de Saúde, além das orientações, foram distribuídos 108 mil preservativos masculinos, 5 mil preservativos femininos, 60 mil unidades de gel lubrificante.

"O serviço de aconselhamento, em que damos orientações e tiramos dúvidas, é de extrema importância e não pode deixar de estar presente nesses momentos, principalmente nesta época em que as pessoas estão mais vulneráveis. A população procurou bastante nesses dias a equipe Secretaria Municipal de Saúde para esclarecer sobre o teste de HIV, sífilis, hepatite B e C, e vacinação contra o HPV. Nosso foco aqui era a juventude, pois estas epidemias tem maior índice na faixa etária de 13 a 24 anos, por isso fizemos rodas de conversas com os jovens que aderiram nossa campanha preventiva e interagiram com o mascote Camisildo", contou o coordenador municipal das Infefcções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da Vigilância em Saúde, Wendel Alencar.

LIMPEZA E SEGURANÇA

A limpeza foi garantida por 23 agentes de plantão na estrutura montada de 200 metros de pista. Além disso, a Passarela teve 22 camarotes (20 pessoas cada), espaço institucional com capacidade para 140 pessoas, 1.200 pessoas no espaço folia, 27 cabines de jurados, 500 lugares no espaço de acessibilidade, capacidade para 3 mil foliões nas arquibancadas, 100 banheiros ecológicos e cinco barracas de comercialização de produtos.

A infraestrutura contou também por dia com efetivo de 60 homens da segurança privada, 28 brigadistas, 40 Guardas Municipais, 110 Policiais Militares, 30 Bombeiros, 14 pessoas da Cityluz (iluminação urbana), Vigilância Sanitária, Trânsito e Transporte, Serviços de Saúde (prevenção, atendimento e urgência) e quase 40 servidores da Secretaria Municipal de Cultura envolvidos na produção.

O evento foi promovido pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado em parceria com a Liga das Escolas de Samba do Maranhão (LIESMA), Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos (AMBC) e Academia de Blocos Tradicionais do Maranhão (ABTEMA).

                  Acessse aqui a galeria de imagens desta reportagem