agencia

Notícias

Atualizado em 20/03/2017 às 15h30

Prefeitura de São Luís reforça ações de prevenção de riscos durante o período chuvoso

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís reforça ações de prevenção de riscos durante o período chuvosoA Prefeitura de São Luís dá prosseguimento à campanha de Prevenção de Riscos e Desastres, como forma de reforçar as ações do executivo municipal para o período de chuvas na capital, em especial em áreas consideradas de risco. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Defesa Civil Municipal e nesta segunda-feira (20), ocorreu no bairro Coroadinho.

Segundo o secretário municipal de Segurança e Cidadania, Breno Galdino, as ações da Prefeitura de São Luís são permanentes e de caráter essencialmente preventivo. "Buscamos minimizar as possibilidades de transtornos e acidentes, resguardando a segurança dessas famílias nesses chamados pontos de risco, conforme orienta o prefeito Edivaldo. Além da campanha que é feita anualmente, o Plano de Contingência do município traz mais segurança para quem vive nessas áreas", afirmou.

Durante a ação educativa, as famílias serão orientadas sobre os perigos durante o período chuvoso e quanto à forma de proceder em casos de possíveis deslizamentos. Entre os materiais educativos distribuídos estão folders, cartilhas voltadas para o público infantil e adesivos com os números da Defesa Civil (3212-8473 ou 153). "As famílias recebem recomendações sobre medidas preventivas que reduzem riscos, como, por exemplo, não colocar lixo na base da encosta, ação simples que preserva a vegetação da área e evita a sedimentação das barreiras, uma das causas dos deslizamentos", alerta a superintendente da Defesa Civil do município, Elitânia Barros.

As ações estão ocorrendo nos bairros Coroadinho, Bom Jesus, Coheb Sacavém, Salinas do Sacavém e Sacavém. Nessa região existe risco de alagamentos e deslizamentos. Além do trabalho preventivo para evitar sinistros nessa região, a Defesa Civil Municipal intensifica, durante o período das chuvas, a orientação direta para os moradores com a finalidade de mostrar a melhor forma de lidar com situações de perigo quando as chuvas se intensificam.

Dois tipos de materiais educativos são distribuídos: o folder e cartilhas voltadas para as crianças que também precisam aprender de uma forma lúdica quais as consequências desses fenômenos e o que fazer durante uma ocorrência. O livreto também apresenta dicas sobre prevenção de desastres, além de um jogo de palavras cruzadas para que as crianças testem seus conhecimentos sobre o tema abordado.

A próxima área que vai receber os agentes da Defesa Civil Municipal é a área Itaqui-Bacanga, que concentra o maior número de áreas de risco. Os bairros a serem visitados são Sá Viana, Vila Cerâmica, Vila Bacanga, Vila Dom Luis, Anjo da Guarda, Fumacê, Alto da Esperança e Vila Embratel.

AÇÕES

Ainda como parte das ações de contongência para o período chuvoso, a Prefeitura de São Luís tem intensificado o trabalho de limpeza de galerias e desobstrução de bueiros em bairros de São Luís por meio da secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp). O trabalho faz parte das ações realizadas diariamente pelo executivo municipal visando à melhoria do funcionamento das redes de drenagem de águas pluviais em toda a cidade e inclui a recuperação, limpeza com retirada de entulho e colocação de tampa, no caso de obstrução.

Outro ponto de ação da Prefeitura é o combate ao descarte irregular de resíduos sólidos, com a intensificação do serviço de coleta. Além dos caminhões que fazem o recolhimento dos resíduos, o município garante também a remoção manual e mecanizada, nos casos necessários. 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem