agencia

Notícias

Atualizado em 09/04/2017 às 13h38

Prefeitura e Agência Metropolitana debatem ações para mobilidade entre municípios

Prefeitura Edivaldo e Agência Metropolitana debatem ações para mobilidade entre municípios

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo e Agência Metropolitana debatem ações para mobilidade entre municípios
O fortalecimento da Região Metropolitana de São Luís a partir de ações que reforcem a integração entre os municípios, melhorando a mobilidade e as condições de deslocamento entre eles. Foi essa a pauta da reunião realizada entre o prefeito Edivaldo e o presidente da Agência Executiva Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes. A reunião ocorreu no gabinete do prefeito Edivaldo.

"A metropolização era uma demanda comum e antiga dos municípios no entorno de São Luís. A criação da Agência Executiva Metropolitana pelo governador Flávio Dino dá concretude à agenda comum desses municípios próximos à capital, possibilitando o desenvolvimento de políticas públicas integradas, com benefícios para todos os envolvidos, especialmente para a população", relembrou o prefeito Edivaldo.

Na oportunidade, o presidente da Agência apresentou ao chefe do executivo municipal o projeto de construção de atracadouros hidroviários. A obra, ainda em fase de planejamento pelo Governo do Estado, tem o objetivo de oferecer uma alternativa de deslocamento entre os municípios de São Luís e Alcântara que independa do fluxo das marés.

A construção de um atracadouro no Espigão Costeiro, em São Luís; e de outro em Alcântara, conforme previsto no projeto inicial do Governo, vai possibilitar o livre trânsito entre os dois municípios. A profundidade da maré na área dos dois atracadouros garantirá que o deslocamento seja feito independente da maré, ampliando o uso do Espigão Costeiro, inicialmente construído conter a erosão da Ponta D'Areia; e também reforçando o potencial turístico de Alcântara.

"Esta agência trabalha de forma integrada, de modo que é extremamente importante ouvir os envolvidos, nesta fase de construção de projetos que vão beneficiar a população. Assim, reforçamos o nosso compromisso de colaborar com o desenvolvimento econômico e social dos municípios da região metropolitana", destacou Pedro Lucas.

REGIÃO METROPOLITANA

A metropolização possibilita executar ações conjuntas nas áreas de saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e demais setores prioritários para as 13 cidades incluídas. A Região Metropolitana de São Luís foi criada em 2015 abrange cerca de 1,6 milhões de habitantes. Destes, mais de 1,3 milhão são de São Luís. As prioridades são políticas públicas nas áreas de segurança, produção, turismo, mobilidade urbana e gestão de resíduos sólidos.

A região é formada pelos quatro municípios da Ilha - São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa – e ainda Alcântara, Rosário, Santa Rita, Bacabeira, Cachoeira Grande, Presidente Juscelino, Icatu, Axixá e Morros.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem