agencia

Notícias

Atualizado em 20/04/2017 às 14h25

Programação da Prefeitura para o mês do livro continua nas escolas da rede pública municipal

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Programação da Prefeitura para o mês do livro continua nas escolas da rede pública municipalEstudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Infantil Pedro Bertol, localizada no Jaracati, visitaram, nesta quarta-feira (19), a Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei), no São Luís Shopping, onde participaram de brincadeiras e contação de histórias. O evento é uma realização da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que está promovendo durante todo o mês de abril – mês do Livro Infantil – uma extensa programação para os estudantes das escolas públicas municipais com o objetivo de aproximar ainda mais as crianças e adolescentes do universo da literatura.

"Nosso objetivo é proporcionar momentos de alegria e aprendizado para os estudantes da rede. O contato com o novo gera novas expectativas e mexe com o imaginário da criança, favorecendo o seu desenvolvimento. Por isso, em conformidade com a política educacional implantada na gestão do prefeito Edivaldo, temos sempre fechado boas parcerias, que promovam o ensino e a inclusão", assinala o secretário de Educação Moacir Feitosa.

A visita à Amei foi marcada pela alegria no rosto dos estudantes. As contadoras de histórias do Carro Biblioteca da Semed encantaram as crianças da U.E.B. Pedro Bertol com lindas histórias infantis, como é o caso da "Dona Baratinha", que foi a que a pequena Emanuelly Amorim Mendes, de 4 anos, mais gostou. "Eu já vim aqui no shopping outra vez. Mas hoje foi muito bom. Gostei mais da história da baratinha", disse a estudante.

Francisca Maia, professora do Infantil II na U.E.B. Pedro Bertol, foi uma das servidoras que acompanhou as crianças à Associação de Escritores Independentes. "Nós, professores, já contamos histórias infantis na escola, no dia a dia das crianças da Educação Infantil, pois é um aprendizado lúdico, diferenciado. Mas, esse aprendizado é complementado com atividades extras, visitação, e creio que hoje foi algo novo para a vida delas", opinou Francisca Maia.

Quem acompanhou também as crianças, foi a escritora maranhense de literatura infantil Cleo Rolim, que faz parte da direção da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Ela ficou muito feliz com a parceria feita com a Semed e declarou o espaço aberto para outras ações da Prefeitura de São Luís que promovam a literatura e a arte em geral.

PARCERIA

A visita a livrarias e bibliotecas é apenas parte da programação, que inclui, ainda, tarde de autógrafos com escritores maranhenses e de outros estados, além da presença do Carro Biblioteca Infantil da Semed nas escolas e em espaços públicos e particulares da grande Ilha, por meio de parcerias com outras instituições, como é o caso das Edições Paulinas.

A programação do mês do Livro Infantil (abril) faz parte de um projeto maior de Literatura Infantil do Carro Biblioteca da Semed, que promove durante todo o ano atividades de contação de histórias para os estudantes nas unidades de educação básica da rede, participa de ações sociais em parceria com outras organizações e promove formação para os professores da rede na área de contação de histórias.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem