agencia

Notícias

Atualizado em 08/06/2017 às 17h49

Campanha de vacinação contra gripe encerra nesta sexta-feira (9)

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Campanha de vacinação contra gripe encerra nesta sexta-feira (9)Encerra nesta sexta-feira (9), a campanha de vacinação contra o vírus influenza. A vacina estará disponível em 61 postos de saúde da rede de atendimento municipal, nesta fase, além do grupo classificado como prioritário, está incluída também a população geral. O prazo, que terminaria na última semana, foi prorrogado para alcance da meta da campanha que é de 201.187 pessoas. Até a quinta-feira (7), foram vacinados 69,83% deste público alvo.

"Desde o início da campanha, a adesão foi baixa, o que nos preocupa, pois a vacinação é uma das maneiras mais eficazes de prevenir doenças. Então, continuamos alertando a população para que continue procurando os postos. Vamos vacinar até os estoques terminarem", enfatizou a secretária municipal de Saúde (Semus), Helena Duailibe. A secretária frisa ainda que, apesar da campanha terminar na sexta, as pessoas podem se dirigir aos postos que a vacina estará disponível até o fim dos estoques.

Do público imunizado 69.955 são crianças de seis meses a menores de cinco anos (53,14%); 36.917 são trabalhadores da saúde (75%); 12.402 são gestantes (68,61%); 2.039 são puérperas – mulheres até 45 dias após o parto (71,46%); e 79.874 idosos (81,09%).

A ampliação do prazo foi recomendada pelo Ministério da Saúde e atingiu cidades que não alcançaram a meta. Segundo o órgão, a baixa cobertura vacinal foi tendência nacional. "O que esperamos é que, com essa disponibilidade, que as pessoas compareçam aos postos e garantam a qualidade da sua saúde", enfatizou Helena Duailibe.

A campanha é direcionada ainda aos profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e privadas. A escolha dos grupos-alvo é feita a partir de critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), considerando a maior suscetibilidade dessas pessoas em desenvolver complicações respiratórias relacionadas à influenza. Nos últimos dias, a vacina foi disponiblizada a quem desejasse ser imunizado. 

IMUNIZAÇÃO

A campanha de vacinação contra a gripe é uma das estratégias de saúde para proteger contra as formas graves da infecção provocadas pelo vírus Influenza, diminuindo a mortalidade e as internações decorrentes. A vacina que está sendo disponibilizada nos postos imuniza contra dois tipos de gripe sazonal e o tipo H1N1.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem