agencia

Notícias

Atualizado em 18/06/2017 às 11h43

Artistas locais são destaque na programação do "São João de Todos"

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Astistas locais são destaque na programação do ″São João de Todos″No mês de junho os arraiais reúnem milheres de pessoas por toda cidade, são palcos onde as brincadeiras acontecem e oferecem oportunidade de valorização de artistas locais. Não é diferente no 'São João de Todos', promovido pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, nos circuitos Praça Maria Aragão, Vila Palmeira, Ipem e Praça Nauro Machado. Na programação desta segunda-feira (19) e terça-feira (20), há destaque para shows de cantores maranhenses.

"O fomento aos artistas locais é um compromisso da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado. Abrir espaço para eles nos arraiais da cidade é colocar em destaque o povo maranhense nos circuitos de cultura para além do Maranhão, considerando o apelo turístico do 'São João de Todos'", pontua o secretário municipal de cultura Marlon Botão.

Na segunda-feira (19), no Arraial da Maria Aragão, o público vai dançar junto com o Boi Lendas e Magias, Boi Oriente, Boi Meu Tamarineiro, Boi União da Baixada, os tambores de crioula de São Benedito Proteção de Santa Barbara e do Laborarte e o Show Rap Soul e Tambores. Às 22h, é a vez das cantoras maranhenses Eugenia Miranda, no Arraial da Vila Palmeira, e Lena Machado, no Arraial do Ipem. Já no domingo, as composições de Daffé, na Praça Maria Aragão, e de Cecília Leite, no Arraial da Vila Palmeira, reforçam o toque maranhense da programação da noite. O Arraial do Ipem conta com o som do grupo carioca Folia de 3.

A programação deste sábado (17), contou com os shows dos artistas maranhenses Lena Machado no Arraial da Praça Maria Aragão, Riba Salgueiro no Arraial da Vila Palmeira e César Teixeira no Arraial da Praça Nauro Machado. 'Encantarias' é o nome do show do paraense, percussionista e pesquisador cultural Luiz Cláudio, que aconteceu no Arraial do Ipem. Além disso, teve apresentações de bumba meu boi, tambor de crioula e forró pé-de-serra.

APROVAÇÃO

César Guedes, 55 anos, técnico em prótese dentária, levou a esposa Graça Sousa, 40 anos, que é gerente administrativa, para curtir a programacão do Arraial da Praça Maria Aragão. É a primeira vez que o casal de maranhenses vem desde a abertura desta edição dos festejos juninos. Ele pontua que achou o espaço ótimo e seguro porque tem muitos policiais.

O período junino também é um atrativo para o turismo. Os amigos Suzana Barbosa, 32 anos, e Igor Nogueira, 37 anos, vieram a São Luís a trabalho e estão aproveitando os arraiais da cidade. Suzana é geógrafa, mora no Rio de Janeiro (RJ) e antecipou sua viagem só para curtir os festejos juninos. "Acho incrível a diversidade cultural das danças folclóricas e a formação histórica da cidade. O envolvimento da comunidade, que se prepara o ano inteiro para o São João, é encantador", compartilha.

O amigo dela, Igor, é empresário em Fortaleza (CE) e revela que se surpreende em cada visita que faz a São Luís. Ele vê oportunidades no mercado local e, até o final do ano, pretende se mudar para a capital maranhense junto com sua empresa de pet shop.

SÃO JOÃO DE TODOS

O 'São João de Todos', realizado em parceria entre a Prefeitura de São Luís e Governo do Maranhão, prossegue até o dia 2 de julho, nos circuitos oficiais da Praça Maria Aragão, Vila Palmeira, Ipem e Praça Nauro Machado. A programação começa às 19h com seis atrações por noite em cada arraial, entre grupos de bumba meu boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows.

Além do circuito oficial, a programação também se estende para os arraiais em 12 bairros: Bairro de Fátima, João Paulo, João de Deus, Cohajap, Liberdade, Largo de Santo Antônio no Centro, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel e Praça do Letrado no Vinhais. Nesses locais, a programação vai de 23 a 29 de junho. A programação completa está disponível no portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br) e no hotsite 'São João de Todos' (http://www.ma.gov.br/saojoaodetodos/).

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA-FEIRA (19)

Arraial da Maria Aragão
19H BOI LENDAS E MAGIAS
20H BOI ORIENTE (SÃO LUÍS)
21H BOI MEU TAMARINEIRO
22H SHOW RAP SOUL E TAMBORES
23H BOI UNIÃO DA BAIXADA
TENDA TAMBOR DE CRIOULA
20H TAMBOR DE CRIOULA DE SÃO BENEDITO PROTEÇÃO DE SANTA BARBARA
21H TAMBOR DE CRIOULA DO LABORARTE

Arraial da Vila Palmeira
19H BOI MOCIDADE DE ROSÁRIO
20H BOI FÉ EM DEUS
21H CACURIÁ DE TETÉ
22H SHOW EUGENIA MIRANDA
23H BOI DA PINDOBA

Arraial do Ipem
19H BOI UNIÃO DA BAIXADA
20H BOI DE UPAON AÇU
21H BOI DE MAIOBA
22H SHOW LENA MACHADO
23H BOI DE MATRACA DO BAIRRO DE FÁTIMA

TERÇA-FEIRA (20)
Arraial Da Maria Aragão
19H GRUPO PIAÇABA
20H CACURIÁ DE DONA TETÉ
21H BOI URUBU DE VIANA
22H SHOW DAFFÉ
23H BOI DE MARACANA
Tenda Tambor de Crioula
20H TAMBOR DE CRIOULA FRUTO DE SÃO BENEDITO
21H TAMBOR DE CRIOULA MANTO DE SÃO BENEDITO

Arraial da Vila Palmeira
19H BOI URUBU DE VIANA
20H BOI UNIÃO DA BAIXADA
21H BOI BRILHO DA ILHA
22H SHOW CECILIA LEITE
23H BOI DE MORROS

Arraial do Ipem
19H BOI DE JUÇATUBA
20H BOI ORIENTE (SÃO LUÍS)
21H BOI DE SANTA FÉ
22H SHOW FOLIA DE TRÊS
23H BOI DE IGUAÍBA

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem