Notícias
Conferência Municipal de Saúde reúne representantes do poder público e da sociedade civil
Conferência Municipal de Saúde reúne representantes do poder público e da sociedade civilCom o tema "Democracia na Saúde: direito do povo e dever do Estado", a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) iniciaram nesta segunda-feira (19), a 11ª Conferência Municipal de Saúde. O vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, representou o prefeito Edivaldo na abertura do evento que tem como meta principal discutir e propor políticas de saúde ao Plano Plurianual (PPA) da gestão municipal.
O evento, realizado no auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), reúne diversos segmentos sociais e órgãos públicos. As atividades da 11ª Conferência Municipal de Saúde prosseguem nesta terça-feira (20), a partir das 8h30, com as mesas temáticas que vão discutir a participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS) e epidemiologia, entre outros temas. Ao final todas as propostas serão levadas à plenária, e serão escolhidos os delegados para a Conferência Estadual de Saúde.
O vice-prefeito parabenizou todos os conselheiros de saúde e delegados da conferência, ressaltando a importância da discussão sobre os problemas e soluções para a saúde nesse momento de crise pela qual passa o Brasil. "O nosso prefeito Edivaldo tem a clareza do enfrentamento dos desafios na saúde. Mas, pela primeira vez existe uma união entre Estado e município para enfrentar juntos os desafios. E nesse objetivo, a conferência vem a somar porque vai apontar para o PPA os gargalos, um papel importante para que possamos avançar mais e fortalecer a saúde pública, tornando o sistema mais democrático", destacou Julio Pinheiro.
A abertura da Conferência foi feita pela secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, que preside o Conselho e ressaltou o comprometimento da gestão municipal com o controle social na saúde. "O prefeito Edivaldo valoriza a participação popular, por isso, sancionou recentemente a nova lei de constituição do Conselho e apoiou capacitação dirigida aos conselheiros. Isso foi feito porque a gestão sabe que o acompanhamento feito pelos usuários resulta em mais humanização, equidade e atendimento às necessidades de saúde da população", disse a secretária.
No primeiro dia do evento, a programação contou com duas palestras, abordando "Gestão e Recursos Financeiros" e "Por Democracia na Saúde: Direito do Povo e Dever do Estado", ministradas pelo superintendente de Planejamento da Semus, Henrique Jorge dos Santos e pelo vice-presidente do CMS, Jean Marie Van Damme, respectivamente. As abordagens foram seguidas por debates com participação de representantes dos gestores das unidades, trabalhadores da saúde e conselheiros comunitários.
Para o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jean Marie Van Dame, o empenho de todos os conselheiros de saúde foi fundamental para que o evento fosse realizado, assim como o apoio do setor de educação em saúde do município.
A conselheira Taurina de Jesus afirmou que a Conferência é um fórum democrático que permite identificar as reais demandas da comunidade. "Nós fiscalizamos para a gestão ter um trabalho melhor", afirmou.
Participaram da mesa de abertura do evento o vice-prefeito, Julio Pinheiro; a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe; a reitora da UFMA, Nair Portela; o secretário municipal de Governo, Lula Fylho; o vice-presidente do CMS, Jean Marie Van Damme; e o coordenador de Vigilância da Secretaria de Estado da Saúde, Edmílson Diniz.
Leia mais sobre Saúde

Programa Saúde para Todos da Prefeitura de São Luís contempla moradores do residencial Luís Bacelar

Experiência do programa Melhor em Casa, da Prefeitura de São Luís, é apresentada em Curitiba

Crianças da pré-escola aprendem sobre combate ao Aedes aegypti em ação da Prefeitura

Prefeitura de São Luís avança com programa e `Saúde para Todos` chega ao Sol e Mar

Prefeitura intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti em bairros de São Luís