agencia

Notícias

Atualizado em 10/09/2017 às 12h40

Jardineira Cultural leva arte a bairros de São Luís nos 405 anos da capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Shows e Jardineira Cultural celebram os 405 anos de São LuísComo parte da programação dos 405 anos de São Luís, a Prefeitura promoveu o cortejo da Jardineira Cultural neste sábado (9), levando alegria para divrsos bairro da capital. A alegoria começou na Avenida Litorânea e percorreu ainda o roteiro Castelão, Camboa, as praça da Ponte Bandeira Tribuzi e Maria Aragão e retornou à Avenida Litorânea, onde encerrou a jornada cultural.

"A Jardineira é uma ação itinerante de ocupação do espaço público, que descentraliza a cultura e a leva até os bairros e outros pontos. A alegoria percorre a cidade com atrações culturais, ações formativas e atividades recreativas com brincadeiras de rua para ocupar espaços comunitários e aproximar nossa cultura do povo", destacou Marlon Botão, secretário municipal de cultura.

A técnica em segurança do trabalho Ana Guedes, 41, anos, mora em Macapá (AM) e está de férias em São Luís. Ela foi assistir ao jogo Sampaio x Botafogo da Paraíba, no Castelão, com um grupo de amigos. E antes do início da partida ela pode aproveitar a programação da Jardineira Cultural. "É muito válida esta iniciativa, porque, devido à necessidade de locomoção, muitas pessoas não participam de atividades assim. Dessa forma, o município faz a divulgação da cultura maranhense e mostra para o Brasil o que o Estado tem a oferecer", frisa.

O professor José de Ribamar Silva Baldez, 51 anos, é torcedor do Sampaio e também apreciador da cultura maranhense. Para ele, a cultura local tem que ser conhecida em todos os cantos da cidade. "Temos uma cultura riquíssima e precisamos preservá-la. O acesso a atividades culturais que a Jardineira proporciona é maravilhoso, porque tem muita gente que não sai de casa por causa dessa situação de violência", pontua.

A Jardineira Cultural faz o encerramento da programação no domingo (10), começando às 8h na VI Cruzada Evangelista "Jesus a verdade que liberta", com concentração na Avenida da 203 da Cidade Operária (depois do retorno da Uema) e depois segue para a Litorânea. A tarde, às 15h, a ação faz o 'Roteiro Feirinha São Luís', com a participação da cantora Adriana Bosaipo que fará o show "Samba pra Todos", na Praça Benedito Leite. Em seguida segue para o Roteirinho Espigão, Ponta d'Areia e Litorânea.

SHOW

Bandeira Tribuzi exaltou a poesia e mistérios de São Luís com a canção 'Louvação a São Luís', que se tornou hino da cidade. Nestes 405 anos, a Prefeitura presenteou os ludovicenses com um grande show na Praça Maria Aragão, de mesmo nome do Hino, que reuniu os cantores Flávia Bittencourt, Mano Borges, César Teixeira, Rosa Reis, Kadu Ribeiro e Fernando de Carvalho; os grupos Chorinho Chorando Calado, Grupo 123 (Camila Boueri, Mila Camões e Tássia Campos), e Lamparina. Cada artista fez sua apresentação individual e ao final todos entoaram juntos o Hino de Louvação a São Luís.

A noite ficou ainda mais completa com o espetáculo musical dos maranhenses Alê Muniz e Luciana Simões, que compõem a dupla Criolina. O encerramento ficou por conta do show de Carlos Gomes, com participação de Rose Maranhão, Alisson Pinheiro e Teresa Canto.

"Os artistas maranhenses mais uma vez mostram a grandeza de nossa cultura, expressa através da música. Nesta noite reunimos todos para parabenizar a cidade como ela merece, com talentos locais e fomos muito bem representados", enfatizou Marlon Botão, secretário municipal de cultura.

Sônia Cruz é maranhense, mas mora em Brasília há muitos anos. Para ela, a Prefeitura acertou na escolha dos artistas. "Estou adorando a programação, vim visitar a cidade e vi o quando melhoramos. Os shows estão muito bons, representando bem o espirito maranhense, bem regionalizado e valorizando os artistas locais".

O casal Nagela Braga e João Nazarino, de Barcelona na Espanha, já vem pelo terceiro ano no aniversário da cidade. "Estamos achando ótimo, não conhecíamos os artistas, mas está muito bonito. Todo ano que tem festa de aniversário de São Luís, nós prestigiamos".

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem