agencia

Notícias

Atualizado em 12/09/2017 às 15h11

Inscrições em seletivo interno de professor do Pacto Nacional pela Alfabetização vão até terça (12)

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Inscrições em seletivo interno de professor do Pacto Nacional pela Alfabetização vai até terça (12)Terminam nesta terça-feira (12), as inscrições para o processo seletivo simplificado interno para educadores da rede municipal de ensino de São Luís, para atuarem como bolsistas na função de Professor Formador Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O edital pode ser acessado pelo site da Prefeitura no endereço http://www.saoluis.ma.gov.br/edital.asp?id_edital=1262.

O secretário Moacir Feitosa, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), explica que as ações do PNAIC têm foco na aprendizagem dos estudantes, motivo pelo qual a Prefeitura de São Luís fez, no último mês de julho, sua adesão à nova edição do Programa. "A gestão do prefeito Edivaldo tem atuado em diversas frentes para garantir recursos humanos e materiais que favorecem o desenvolvimento da educação no município de São Luís, tanto no que diz respeito à infraestrutura das escolas, quanto na formação dos educadores e inserção de programas e projetos pedagógicos que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem", assinala Moacir.

O edital foi lançado no último dia 5 pela Prefeitura de São Luís e abre 29 vagas para Formador Local, sendo três para professores e coordenadores pedagógicos da Pré-escola; uma para monitores e articuladores de escola do Programa Novo Mais Educação (PNME); e as demais (25 vagas) para professores e coordenadores pedagógicos do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental). O valor da bolsa para qualquer uma das vagas é de R$ 765,00.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o processo seletivo interno podem ser feitas das 8h e 12h e das 14h às 18h, no setor do Núcleo de Alfabetização (NALF) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), instalado no Centro de Formação do Educador do Município de São Luís, na escola Sagarana I, no Caratatiua.

A professora Rúbia Nara do Nascimento Oliveira, coordenadora local do PNAIC, explica que a seleção dos formadores locais, que atuarão nessa nova fase do PNAIC, será feita a partir da análise do currículo de cada educador, que além de certificados de cursos de pós-graduação na área educacional e declaração da atuação como educador da Rede Municipal de São Luís, devem apresentar no ato da inscrição, como documentos obrigatórios: o certificado do curso de graduação de Licenciatura em Pedagogia, um documento de identidade com foto (CI ou CNH), CPF, Título Eleitoral mais o comprovante de quitação da última eleição, o PIS/Pasep, e a ficha de inscrição devidamente preenchida.

Rúbia Nara Oliveira diz que os selecionados como bolsistas do programa terão que passar por uma formação, prevista para iniciar no final do mês de setembro. Além de participar do curso de formação, o Professor Formador Local deverá atuar como orientador de estudo e participar de reuniões de planejamento, estudo e monitoramento nas escolas da rede pública municipal de ensino.

Hermelino de Jesus Souza Filho, professor do 2º ano do ciclo de alfabetização na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) José Ribamar Bogéa, na Cidade Olímpica, foi um dos inscritos, na tarde desta segunda-feira (11), para participar da seleção do PNAIC para Formador Local.

Ele soube da seleção pelo site da Prefeitura de São Luís e foi informado por outros colegas docentes da importância e seriedade do programa. "O PNAIC já é um programa consolidado e transparente. Muitos colegas me recomendaram participar quando surgisse uma nova oportunidade. Acredito que aprenderei muito mais e terei ainda mais capacidade de ensinar meus alunos, a partir do curso de formação que estarei participando. Quero aproveitar ao máximo para aprender e depois ser um multiplicador", disse.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem