agencia

Notícias

Atualizado em 08/10/2017 às 15h22

Prefeitura de São Luís intensifica ação de limpeza em bairros da cidade no fim de semana

Os trabalhos se concentraram no Canal do Turu, as margens do Rio das Bicas e no Porto do Tibiri

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura realiza mutirões de limpeza em bairros da cidade

Durante o fim de semana, a Prefeitura de São Luís intensificou as ações de limpeza urbana na cidade em diversos bairros da capital. No domingo (8), houve limpeza no Canal do Turu e ação de plantio de árvores no Maracanã. No sábado (7), as margens do Rio das Bicas tiveram todo o resíduo descarto de forma irregular retirados e no Porto do Tibiri houve coleta do entulho que é jogado na localidade. As ações foram feitas pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana em parceria com a comunidade.

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana apoiou a ação de limpeza dos moradores do Turu, no sábado e domingo. Durante a tarde de sábado, máquinas de remoção estiveram no local, retirando entulho e resíduos volumosos como sofás e colchões velhos que são descartados de forma irregular no local. Durante o domingo, equipes de limpeza urbana deram suporte à ação dos moradores, auxiliando na coleta e separação adequada dos resíduos, fazendo capina e varrição.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Estrela, destacou que a limpeza do canal trará benefícios à comunidade. "O descarte irregular de resíduos sólidos em um ponto como o Canal do Turu propicia a ocorrência de alagamentos porque em caso de chuvas fortes a água não tem como escoar. Como estamos em um período de estiagem, estamos reforçando as ações de limpeza que já ocorrem regularmente para evitar transtornos futuramente", afirmou.

Agora, segundo Carolina Estrela, basta a população fazer sua parte para que a área fique limpa. "Se a população ajudar a combater o descarte irregular de entulhos nessa área, a manutenção da limpeza fica mais fácil, por isso, sempre pedimos o apoio dos moradores para que eles vigiem e impeçam o descarte irregular de resíduos", disse.

Carolina Estrela destaca ainda que o Habitacional Turu tem um Ecoponto, localizado na Travessa G. "O Ecoponto funciona de segunda-feira à sábado, das 7h às 19h, e é um espaço onde a população pode fazer o descarte deste tipo de resíduo sem prejuízos ao meio ambiente", informou.

MAIS LIMPEZA

Outra comunidade que teve reforço na limpeza urbana neste fim de semana foi o Tibiri. No Porto do Tibiri, zona rural de São Luís, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana fez a capina da estrada de acesso ao porto. Além disso, a população, com o apoio do Comitê, fez o recolhimento dos resíduos descartados irregularmente no leito do Rio Tibiri. Os materiais recolhidos foram coletados por caminhões da limpeza urbana e receberam a destinação ambientalmente adequada.

Ainda na zona rural de São Luís o Comitê deu apoio ao projeto Plantando Vidas, do vereador Ricardo Diniz, que fez o plantio de mudas de árvores na rotatória próxima ao Posto do Maracanã, na BR-135. O plantio foi feito com a ajuda de moradores da região, que foram orientados a como cuidar da muda para que ela se desenvolva e receberam ainda informações sobre os benefícios da arborização para a cidade.

No sábado (7), a área popularmente conhecida como Praça dos Gatos, no calçadão que margeia o Rio das Bicas pela Avenida dos Africanos, recebeu serviços de coleta de resíduos sólidos, capina e varrição. Durante toda a manhã, agentes de limpeza urbana recolheram os resíduos que são descartados irregularmente na via pública e na área de vegetação. A ação foi realizada com o apoio do Ministério Público do Maranhão (MPMA) por meio da 1º Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de São Luís.

SAIBA MAIS

Localização do Ecoponto Turu

Travessa G, s/nº, Habitacional Turu, próximo ao antigo Supermercado Mateus, da Avenida São Luís Rei de França

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem