agencia

Notícias

Atualizado em 11/10/2017 às 14h30

Às vésperas do Dia das Crianças, prefeito Edivaldo entrega mais uma escola infantil reformada

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 Às vésperas do Dia das Crianças, prefeito Edivaldo entrega mais uma escola infantil reformada

Às vésperas do Dia das Crianças, o prefeito Edivaldo homenageou os pequeninos da zona rural de São Luís ao entregar, nesta quarta-feira (11), mais uma unidade de Educação Infantil totalmente reformada e requalificada. A U.E.B. Rio Grande, localizada na comunidade de mesmo nome, se soma às cerca 70 escolas da rede municipal entregues pela Prefeitura de São Luís completamente restauradas e climatizadas. O ato de entrega das novas instalações da unidade contou com a presença do secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, e do subprefeito Criança da comunidade, Moisés Viana, 12 anos, ex-aluno da escola.

Aproximadamente 220 alunos estudam na U.E.B que oferece Ensino Infantil nos dois turnos, para crianças com idade entre três a cinco anos. A unidade possui seis salas de aula, refeitório, brinquedoteca, cozinha, diretoria/secretaria, e extensa área livre para lazer e atividades pedagógicas. Todos os ambientes da escola foram totalmente climatizados.

"Nada mais importante nessa data que presentear nossas crianças ofertando-lhes educação de qualidade, em escolas melhores estruturadas. Nossa preocupação maior é zelar pelo bem-estar de nossas crianças, principalmente no ambiente escolar, pois é lá que elas passam grande parte do seu tempo e por isso mesmo precisam estar em um espaço mais acolhedor, agradável e com toda a estrutura capaz de promover seu desenvolvimento educacional e cognitivo. Dessa forma, cumprimos o nosso dever de ofertar à comunidade escolas muito mais adequadas ao ensino de nossos alunos e com condições mais dignas de trabalho aos educadores e servidores de modo geral", afirmou o prefeito Edivaldo.

Presente ao ato de entrega da escola, o subprefeito mirim da região, Moisés Viana, destacou a importância da escola para as crianças da localidade. "Eu, que sou ex-aluno desta escola, estou muito feliz em vê-la totalmente reformada e bonita. E como subprefeito mirim, estou imensamente honrado em participar da entrega desta obra tão importante para minha comunidade", disse o menino na cerimônia de entrega da unidade, da qual também participaram os secretários municipais Breno Galdino (Segurança com Cidadania), Antonio Araújo (Obras e Serviços Públicos), Fatima Ribeiro (Segurança Alimentar) e a vereadora Bárbara Soeiro.

O secretário Moacir Feitosa observou que a entrega da escola demonstra a grande preocupação da gestão do prefeito Edivaldo com a Educação e com as crianças moradoras de localidades da zona rural, historicamente esquecidas pelas administrações anteriores. "O nosso cronograma de entrega de escolas prossegue com muito planejamento e responsabilidade, para que até o fim deste ano todas as 120 unidades contempladas com serviços de restauração, nessa primeira etapa do programa 'Educar Mais', sejam entregues à população", observou o secretário.

Entre as unidades já entregues pelo prefeito Edivaldo, na zona rural, estão as U.E.Bs. Meus Amiguinhos e Professora Rosilda Cordeiro (Quebra Pote), Luzenir Mata Roma (Vila Nova República), São José e Cleonice Lopes (Itapera), São José de Itapera, Hortência Pinto (Coqueiro), Evandro Bessa e Enedir Santos (Santa Bárbara), São Benedito (Taim) e Casa Familiar Rural (Quebra Pote). Também já estão programadas para serem entregues, na zona rural, nas próximas semanas, as U.E.Bs. Rubem Rosa (Poeirão); Gomes de Sousa e Tiradentes (Vila Maranhão), 21 de Abril e Saraiva Filho.

 OBRA

A Unidade de Educação Básica Rio Grande, entregue nesta quarta-feira (11), passou por um conjunto de serviços que recuperaram a estrutura física de todo o prédio, com reforma e ampliação de setores internos e da área externa. Os serviços na unidade incluíram intervenções na rede elétrica, hidráulica, pintura, cobertura, recuperação de salas de aula e salas de vídeo. Com o objetivo de tornar o ambiente muito mais aprazível, confortável e estimulante ao aprendizado de crianças e jovens alunos.

As obras na unidade integram o programa municipal 'Educar Mais', lançado no fim do mês de junho pelo prefeito Edivaldo. A melhoria continuada da infraestrutura física das escolas é um dos cinco pilares do programa, que tem ainda foco na aprendizagem, no monitoramento escolar, na formação continuada, gestão e infraestrutura. Por meio do programa está sendo realizado o diagnóstico da qualidade do ensino oferecido na rede pública municipal de São Luís, com o objetivo de realizar o acompanhamento, o monitoramento e tomada de decisões na área.

A dona de casa Francidalva Albuquerque da Silva, mãe do pequeno Geison, 5 anos, fez questão de participar da cerimônia de entrega das novas instalações reformadas da escola de seu filho. "A escola está linda e muito mais confortável agora para receber nossos filhos. Com certeza o rendimento das crianças vai ser bem melhor agora com os muitos recursos disponíveis para o ensino deles aqui", relatou.

"Saber que nossos filhos vão frequentar agora uma escola melhor estruturada, nos dá muita satisfação e tranquilidade de deixá-los aqui. É isso o que queremos para nossas crianças: educação de qualidade para que tenham um futuro melhor. A reforma da escola superou minhas expectativas", disse a dona se casa Flávia Cantanhede, mãe de Natalie, 5 anos, aluna da U.E.B. Rio Grande.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem