agencia

Notícias

Atualizado em 28/10/2017 às 12h29

Prefeitura realiza 51º edição do "Todos por São Luís" no Maracanã

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura realiza 51º edição do ″Todos por São Luís″ no MaracanãEm sua 51ª edição, o programa Todos por São Luís atendeu centenas de pessoas do bairro Maracanã e áreas adjacentes com uma série de serviços. No dia 'D' da ação, realizada neste sábado (28), a população usufruiu de serviços nas áreas da saúde, assistência social, esporte, lazer, cultura, educação, segurança alimentar, embelezamento e muitos outros. O programa é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, sob a coordenação da primeira-dama, Camila Holanda e conta com participação das secretarias municipais. A edição ocorreu paralela à tradicional Festa da Juçara, que completa 48 anos.

A programação iniciou às 8h prosseguindo até às 12h, abrindo com apresentação da Banda da Guarda Municipal na 'Tenda Cultural'. Prosseguiu com aulão de zumba e torneio de futebol. Durante a ação foram ofertados diversos serviços de saúde, assistência social, infraestrutura, segurança alimentar, entre outros. Para as crianças, uma programação especial com brinquedos, apresentação de espetáculos teatrais e musical, além de várias atividades lúdicas foram oferecidas. 

A primeira-dama, Camila Holanda, visitou os serviços, conversou com profissionais e população sobre os atendimentos médicos e de assistência social. "Esta é mais uma culminância do programa, que inicia ao longo da semana com uma série de ações na comunidade. O programa se tornou um importante instrumento de comunicação com a população da nossa cidade. O diálogo, a participação popular e a ação do poder público são os motes que norteiam o programa, que vai até as comunidades cuidar das pessoas, ouvir seus anseios e busca solução às principais demandas em diversas áreas", disse a primeira-dama, Camila Holanda.

Os serviços de Saúde, Assistência Social e Segurança Alimentar foram os mais procurados pela população. Os atendimentos em pediatria, clínica geral, ginecologia, oftalmologia, dermatologia e odontologia atraíram centenas de moradores. Ainda no conjunto de serviços estiveram também aferição de pressão arterial, aplicação de flúor, teste de glicemia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite C; vacinação contra o HPV, avaliação nutricional, entrega de medicamentos da Farmácia Básica e emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta edição a parceria do Governo do Estado com os serviços da Força Estadual de Saúde (Fesma) e médicos da rede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), complementaram as ações do evento.

A importância do programa para levar serviços e estreitar a relação da gestão com as comunidades foi o ponto destacado pela primeira-dama, Camila Holanda. "Em cada edição tentamos ampliar nossas parcerias para oferecer sempre uma vasta programação e variados serviços. A gestão participativa do prefeito Edivaldo que prioriza o diálogo com a população", ressaltou.

APROVAÇÃO

Para a dona de casa Girlene da Conceição Souza, 32 anos, a edição do programa trouxe vários serviços importantes. "Aqui a gente pode fazer consultas médicas e ganhar mais tempo. É um bom serviço", disse.

A terapeuta ocupacional Eline Costa, 35 anos, levou a filha Evelyn Clara, de dois meses, para consultar com pediatra. "É uma boa oportunidade para manter em dia saúde da minha bebê. Aproveitei muito os serviços", afirmou.

A dona de casa Núbia da Silva, 49 anos, aproveitou os atendimentos de saúde. "Aqui tem tudo que o povo precisa em um só lugar. Agiliza muita coisa. Muito bom", disse.

OUTROS SERVIÇOS

A criançada se divertiu com a programação pensada especialmente para ela que contou ainda com exposições e oficinas artesanais e outras atividades artísticas. Mariana Ribeiro, 10 anos, disse que foi bom aprender na oficina de origami. "Gostei porque aprendi algo diferente, que eu não sabia e foi legal", disse.

A programação diferenciada contou ainda com show musical, de palhaços, teatro infantil e de bonecos, na Tenda Cultural, com contação de histórias e encenação de temas infantis, organizado pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). A oficina Chefes Mirins também foi outra atividade pensada para os pequenos. Nela eles puderam aprender sobre alimentação adequada, nutrientes das frutas e ao final, as crianças produziram receitas facieis e nutritivas.

As equipes da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) realizaram a vacinação de cães e gatos, emissão de carteira de vacinação, orientações técnicas aos donos dos animais sobre as zoonoses e distribuição de material educativo. Além disso a Caravana do Empreendedor também esteve presente na programação do evento para orientar e formalizar os micro negócios.

Estiveram presentes no evento os secretários municipais de Saúde (Semus), Lula Fylho; de Governo (Semgov), Pablo Rebouças; de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues. Foram atendidos nesta edição os bairros Poeirão, Residencial Amendoeiras, Vila Nova República, Vila Sarney, Vila Industrial, Residencial 2000, Ribeira e Maracujá. 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem