agencia

Notícias

Atualizado em 01/11/2017 às 17h31

Prefeitura intensifica ações de prevenção ao câncer e outras doenças em alusão ao "Novembro Azul"

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura intensifica ações de prevenção ao câncer e outras doenças em alusão ao ″Novembro Azul″As ações de combate ao câncer de próstata e testículos, entre outras doenças, serão intensificadas durante o mês de novembro pela Prefeitura de São Luís. Motivada pela campanha do Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) planejou uma série de atividades como panfletagens nas unidades de saúde, serviços de promoção de saúde na Feirinha de São Luís, caminhada e torneio de futebol. As atividades têm início neste domingo (5) dentro da programação da Feirinha e culminam em uma caminhada na Avenida Litorânea, no dia 26.

O secretário Municipal de Saúde, Lula Fylho, explicou que a programação destaca também outras datas importantes do calendário no mês de novembro. "As ações desenvolvidas terão foco não somente na prevenção ao câncer de próstata e testículos. A rede municipal de saúde vai evidenciar também outras datas importantes do mês, como o Dia Mundial do Diabetes e o Dia da Consciência Negra, que serão comemorados com mobilizações de alerta e outras atividades, reforçando a cidadania através de eventos de promoção à saúde e qualidade de vida", destacou.

Durante o mês de novembro, as edições da Feirinha São Luís, que acontece aos domingos na Praça Benedito Leite, contarão com serviços como orientações sobre câncer de próstata, distribuição de preservativos, aferição de pressão, orientações sobre hipertensão, orientação nutricional, orientações sobre HPV, vacinação para meninos e ouvidoria.

PROGRAMAÇÃO

Na terça-feira (07), no Centro de Especialidades Médicas do Filipinho será realizada a abertura oficial da programação.  Durante a ação, que começa às 8h, será realizada palestra sobre a prevenção de doenças urológicas e oferecidos serviços de aferição de pressão e glicemia, testes rápidos e consultas com urologista e proctologista. Também no CEM do Filipinho será realizada, no dia 18 de novembro a ação "Saúde para Todos", com consultas com urologista, cardiologista e proctologista e outros serviços de promoção à saúde.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a programação do Novembro Azul inclui ações educativas com a distribuição de folders informativos e laços alusivos à campanha; teste de glicemia, testes rápidos, aferição de pressão e entrega de preservativos; e orientações sobre tabagismo, diabetes, hipertensão, Política de Equidade, Ist-Aids, Hepatites virais, câncer de próstata, câncer de pênis e dicas de alimentação saudável.

Além das ações e serviços na área da prevenção de doenças, a programação do Novembro Azul inclui um torneio de futebol, entre secretários municipais, vereadores, agentes de saúde e servidores da Semus. O evento acontece no dia 19, no Estádio Nhozinho Santos.

A programação do Novembro Azul culmina em uma caminha na Avenida Litorânea, que será realizada no dia 26, com o objetivo de reunir a sociedade para combater os índices negativos que dizem respeito à incidência do câncer de próstata e testículos.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem