agencia

Notícias

Atualizado em 08/11/2017 às 15h08

Gancharia recebe obras do programa Asfalto na Rua, da Prefeitura de São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Rua Vila Rica, no Gancharia, é uma das que estão recebendo obras do Asfalto na Rua"A gente tinha um problema muito sério nessa rua, porque não entrava carro sem dar problema, não tinha condições de caminhar sem se sujar e a poeira incomodava bastante. A nossa janela só vivia fechada. Agora, melhorou cem por cento", disse o motorista Edivaldo Barros, 40 anos. Há pelos menos três anos ele mora na Rua Vila Rica, no Gancharia, área Itaqui-Bacanga. O bairro é um dos contemplados pelas obras do Asfalto na Rua, programa da Prefeitura de São Luís que vem recuperando centenas de ruas e avenidas em diversas regiões da capital.

Nesta terça-feira (7), as equipes da Prefeitura deram prosseguimento aos serviços de pavimentação asfáltica na Rua Vila Rica, local antes tomado pela poeira e de difícil acesso tanto para motoristas, quanto para pedestres. Com a melhoria, Edivaldo Barros diz que agora sente satisfação em estar em casa. "Com o asfalto, estamos mais tranquilos, porque a rua está mais limpa, segura e valoriza nossa casa", diz.

O programa mostra o comprometimento do prefeito Edivaldo em melhorar as condições de vida da população da capital, pontuou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo. "Dentre os objetivos do programa, está garantir a mobilidade com novos corredores de transporte, para desafogar o trânsito nas vias de fluxo intenso e melhorar as vias para garantir qualidade de vida às populações", reforça o gestor.

Para a dona de casa Leidiane Ferreira Santos, 33 anos, a infraestrutura vai garantir mais possibilidade de tráfego para quem mora ou anda pelo bairro, além de mais liberdade para as filhas. "Minhas meninas eu não deixava sair de casa, mas agora, dá até para sentar na porta. Ficou muito bom e a gente esperava muito tempo por esse asfalto", enfatiza ela, que mora com as duas filhas.

Adalberto Serra, 29 anos, pintorO asfalto melhora a qualidade de vida e valoriza as moradias, ressalta o pintor Adalberto Serra, 29 anos, que também mora no bairro Gancharia e vem acompanhando as ações do Asfalto na Rua na área. "Gostei demais. Ver a rua mais arrumada, ver estrutura chegando faz a gente acreditar em dias melhores", disse. Um total de 13 bairros está contemplado nesta primeira fase do programa Asfalto na Rua.

Os bairros beneficiados são o Anjo da Guarda, Gancharia, São Cristóvão, Cohaserma, Cohajap, Renascença, Residencial Paraíso, Parque Athenas, Calhau, Bela Vista, Santa Clara, Vila Brasil, São Bernardo e Parque Shalom. O Asfalto na Rua é realizado pela Prefeitura de São Luís, tendo como meta reestruturar mais de 100 quilômetros de vias na capital.

DESOBSTRUÇÃO

Paralelamente às ações do Asfalto na Rua, a Prefeitura realiza a limpeza de galerias. A Avenida Vitorino Freire, nas proximidades do Ceprama, Areinha e ao longo da Avenida Guajajaras, no São Cristóvão, técnicos fizeram a desobstrução de diversas galerias.

Os serviços incluem a retirada de resíduos para garantir que o escoamento ocorra normalmente durante as chuvas e que não haja entupimentos. Nestes dois pontos foram retiradas aproximadamente 20 toneladas de resíduos das galerias.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem