agencia

Notícias

Atualizado em 18/11/2017 às 21h34

Prefeitura avança com ações preventivas de limpeza de galerias e canais na capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Operários realizam trabalho de desobstrução manual e mecanizada  de galerias, bueiros e canais Com o trabalho de limpeza de canais e galerias pelos bairros da cidade, a Prefeitura de São Luís tem intensificado as ações de prevenção e desobstrução do sistema de drenagem a fim de permitir o escoamento pluvial e evitar alagamentos e inundações no período de chuva. O serviço, realizado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), beneficiou, na última semana, moradores da Rua Aririzal, São Luís Rei de França, no Turu, São Francisco, Liberdade. A proposta do poder público municipal é ampliar o alcance desse trabalho preventivo pelos bairros e potencializar o impacto positivo dessa ação na vida dos cidadãos.

O prefeito Edivaldo explicou que esse é mais um investimento que a Prefeitura realiza na área da infraestrutura urbana. "Trabalhamos em várias frentes e esse serviço de limpeza apresenta resultados muito favoráveis, especialmente durante o período de chuvas. O objetivo é, como prevenção, intensificar esse trabalho que é realizado de forma permanente na cidade", ressaltou o gestor municipal.

O trabalho inclui os serviços de desobstrução, manual e mecanizada, de canais, galerias e bueiros e é realizado especialmente em locais críticos. A desobstrução dos canais é realizada de forma mecanizada, por meio de retroescavadeiras. Já para a limpeza de bueiros e galerias, a Semosp utiliza caminhão hidrojato. Além da Rua do Aririzal, os serviços já contemplaram moradores de bairros como o Coroado,Vicente Fialho, Turu,Renascença, Angelim, Cohatrac, Cohab, Planalto Anil e São Bernardo, entre outros. Nos próximos dias a ação será realizada na Avenida São Luís Rei de França e São Sebastião, no Anil.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, destacou que o objetivo do trabalho preventivo de melhorias na rede de drenagem é desobstruir o sistema a fim de permitir o escoamento pluvial e evitar alagamentos e inundações. "A gestão do prefeito Edivaldo prioriza melhores condições de vida para a população e esses serviços garantem isso, pois minimizam os impactos dos alagamentos durante o período de chuvas", contou o secretário.

AÇÕES

Os moradores aprovam a iniciativa. "É bom fazer essa limpeza. Se não houver esse serviço aqui, quando chove acumula lixo e a água fica com mal cheiro", disse o morador Marcos Sousa.

"Essa é uma rua de descida, então se não for feito esse serviço a água escorre, acumula nessa região e fica tudo empoçado. Esse é um trabalho necessário", completou o morador Rafael Lima. O objetivo da ação é retirar areia, lixo e outros tipos de resíduos que se acumulam nesses locais em razão do descarte irregular de lixo nas vias públicas. 

A Prefeitura também tem combatido o descarte irregular de resíduos com a criação de Ecopontos. Atualmente já são sete em funcionamento - Avenida dos Africanos, Angelim, Bequimão, Turu, Jardim América, Jardim Renascença, Residencial Esperança. A população também pode ajudar descartando os resíduos de forma correta e colocando o lixo na porta nos dias de coleta.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem