agencia

Notícias

Atualizado em 18/12/2017 às 15h50

Prefeitura de São Luís supera a meta de vacinação antirrábica animal

Município imunizou mais de 162 mil cães e gatos durante campanha; após campanha vacina continua disponível na Unidade de Vigilância em Zoonoses

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Vacinadora imuniza cão durante campanha contra a raivaA Prefeitura de São Luís vacinou 162.967 cães e gatos e superou a meta de 160 mil animais estabelecida pelo Ministério da Saúde na campanha de Vacinação Antirrábica Animal, realizada na capital entre os meses de novembro e dezembro. Neste período foram imunizados 108.743 cães e 54.224 gatos em visitas domiciliares feitas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ). Mesmo com o término da campanha, a gestão municipal continua disponibilizando a vacina. Para tanto, basta que o animal seja levado à sede da UVZ, localizada na Estrada de Ribamar, n° 5 no horário das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Para que a meta fosse superada, equipes da Unidade de Vigilância em Zoonoses percorreram os bairros de São Luís, fazendo a vacinação domiciliar de cães e gatos, com o objetivo não apenas de cumprir a meta, mas também de imunizar o maior número possível de animais contra a raiva. Essa é uma condição indispensável para manter o controle epidemiológico da doença.

O coordenador da UVZ, João Batista Pires, lembra que São Luís não tem registrado casos de raiva, devido às amplas coberturas vacinais atingidas nos últimos quatro anos, mas diz que é importante garantir a vacinação aos animais que ainda não foram imunizados. "Tivemos alguns casos em que as residências estavam fechadas quando os vacinadores passaram; por isso, solicitamos que estas pessoas levem seus animais para tomarem a vacina na UVZ, e garantir a proteção dos animais contra a raiva", explica.

A principal estratégia da Prefeitura de São Luís para manter o controle da raiva animal é a campanha de vacinação, realizada anualmente com a aplicação de uma dose da vacina em todos os cães e gatos com idade superior a dois meses.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem