agencia

Notícias

Atualizado em 12/01/2018 às 14h53

Programa da Prefeitura, Férias Culturais destaca tambor de crioula em sua primeira edição de 2018

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

O tambor de crioula foi tema de oficina na edição desta quinta-feira (11) do programa Férias CulturaisA estreia do programa Férias Culturais 2018, da Prefeitura de São Luís, realizado por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), levou ao Cine Teatro da Cidade, na noite de quinta-feira (11), uma programação gratuita que exaltou o patrimônio imaterial de São Luís, tema do programa. Na primeira edição, o público entendeu mais sobre o tambor de crioula e contemplou as artes do teatro e da música. A programação segue ainda no dia 18 de janeiro e 1º de fevereiro.

A secretária de turismo da capital maranhense, Socorro Araújo, explica que o Férias Culturais é uma continuidade às ações da Setur. "Nós temos belos casarões e uma arquitetura única, mas também temos uma cultura fortíssima: bumba meu boi, tambor de crioula e blocos tradicionais são só algumas delas. E todos poderão ficar mais próximos das raízes culturais da cidade com os nossos eventos", explicou a secretária.

A oficina de tambor de crioula, ministrada por Karla Coreira, mostrou ao público as diferentes maneiras tradicionais de dançar ao som do ritmo envolvente dos tambores. Além disso, saber diferenciar o crivador, o meião e o rufador foi uma das tarefas da oficina, que teve seus instrumentos esquentados em uma fogueira antes da apresentação - característica que também faz parte desta arte e que serve para afinar os tambores.

O grupo Mulheres Guerreiras levou ao palco o espetáculo 'Flores e Lutas' e apresentou personalidades como Maria Firmina dos Reis, Maria Aragão, Chiquinha Gonzaga, Maria Bonita e Carmem Miranda, exemplos de determinação feminina. Cada uma com sua luta, seja por igualdade ou outros valores, marcada na história.

Já durante a apresentação de Mairla e Paulinho Oliveira, o repertório foi de músicas maranhenses com as clássicas do Carnaval, levando o público a se levantar de seus lugares no teatro e dançarem ao ritmo dos cantores e dos seus convidados como o cantor Guilherme Guimas e a atriz e também cantora Regina Oliveira, que fizeram do espaço uma verdadeira festa.

O Férias Culturais ainda terá duas edições, sendo a próxima na quinta-feira (18), com uma oficina de bumba meu boi (que abordará temas como a formação dos brincantes e a tradição do folguedo); a peça teatral 'Maranhão de Encantos' e a apresentação do grupo 1, 2, 3!. 

VEJA A PROGRAMAÇÃO
Dia 18 - Janeiro
18h - Oficina de bumba meu boi;
18h30 - Espetáculo teatral 'Maranhão de Encantos';
19h20 - Apresentação Musical com o grupo 1, 2, 3!

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem