agencia

Notícias

Sábado, 10/03/2018 - 13h03

População da Vila Brasil e região recebeu ações do programa 'Todos por São Luís' neste sábado (10)

Uma realização do prefeito Edivaldo, o 'Todos por São Luís' leva ações nas áreas de saúde, assistência social, oficinas e palestras a diversos bairros da capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Para Camila Holanda, o programa é uma ação inovadora da gestão do prefeito EdivaldoAções nas áreas de saúde, assistência social, oficinas, palestras e atividades de lazer e embelezamento foram levadas neste sábado (10), pela Prefeitura de São Luís, aos moradores da Vila Brasil e região durante a culminância do programa 'Todos por São Luís', realizado pela gestão do prefeito Edivaldo. Certa de 10 mil pessoas foram contempladas com os serviços ao longo da semana no bairro e em áreas vizinhas. Como parte do evento, o bairro recebeu ainda serviço de limpeza coordenado pelo Comitê de Limpeza Urbana, da Prefeitura de São Luís. A primeira-dama, Camila Holanda, coordenadora do programa, e o deputado Edivaldo Holanda, participaram do evento que chegou a sua 58º edição.

O programa, segundo destacou a primeira-dama, é uma ação inovadora da gestão do prefeito Edivaldo, por meio do qual o município tem levado para mais perto da população serviços nas mais diversas áreas de diferentes secretarias. "Já passamos por vários bairros da capital e agora estamos na Vila Brasil, a pedido da comunidade, com vários serviços para população, atendimento voltado para a mulher, crianças e para todos os moradores do bairro e região. O 'Todos por São Luís' é uma ação importante não somente por aproximar os serviços da Prefeitura da população, mas, sobretudo, por ser um espaço de dialogo onde podemos ouvir as lideranças dos bairros e juntos buscar solucionar os problemas da comunidade, focando no que é prioridade", destacou Camila Holanda.

A comunidade atendeu ao chamado da Prefeitura e compareceu em grande número à Igreja Batista Ágape, na Rua Josemar Pinheiro, onde a culminância da ação foi realizada. A dona de casa Maria Silva Souza foi ao 'Todos' em busca de atendimento na área de saúde e saiu satisfeita com o serviço. "Trouxe minhas netas para consultar com pediatra, ortopedista e tudo foi muito bom. A ação é um sucesso e muito importante para a comunidade", disse, entusiasmada. Maria de Fátima Ferreira, moradora do bairro, destacou a facilidade no atendimento. "É muito bom a gente ter esse tipo de assistência de imediato. Cheguei aqui e logo consultei com o oftalmologista, sem perder tempo", disse.

SERVIÇOS

A ação incluiu a oferta de serviços básicos na área da saúde com teste de glicemia, aferição de pressão, aplicação de flúor, consultas de enfermagem, avaliação e orientação nutricional, além de consultas especializadas nas áreas de clínica geral, ginecologia, odontologia, pediatria, oftalmologia, ortopedia e fisioterapia. Também foram oferecidos, entre outros serviços de saúde, exames preventivos, laboratoriais e de imagem, com encaminhamentos para consultas especializadas.

Durante a ação também foram realizadas palestra em atenção à saúde e vacinação humana e de animal. Ana Carolina Amaral levou o seu cachorro para vacinar. "Ainda não tinha vacinado o meu cachorro então quando soube que aqui teria vacina aproveitei a oportunidade", disse.

A programação do 'Todos por São Luís' na Vila Brasil incluiu ações educativas com informações sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres, a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio. Também foram realizadas oficinas de customização de panos de prato e confecção de bonecas de pano, porta retrato com palito de picolé, porta calcinhas, chaveiro, descanso de copo, porta moeda, decoração de tiaras, entre outras.

Como parte da programação cultural foram realizadas oficinas esportivas e apresentações musicais. Ações diversas – como feira de artesanato, feira do produtor e atendimento social com serviços e informações sobre Cadastro Único, recadastramento do NIS, orientações sociais e Programa Bolsa Família – também integraram a programação.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem