agencia

Notícias

Sábado, 14/04/2018 - 11h29

Prefeitura de São Luís promove grande ação de combate ao Aedes aegypti no Vinhais

A ação de combate ao mosquito reúne diversas secretarias e órgãos municipais que estão desenvolvendo ações integradas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A ação incluiu serviços de limpeza por todo o bairro, além de visitas domiciliares, atividades educativas e vistorias em estabelecimentos comerciais

Com o objetivo de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti por toda a cidade, a Prefeitura de São Luís realizou neste sábado (14) uma série de atividades integradas no bairro Vinhais. O trabalho, que segue orientação do prefeito Edivaldo, incluiu visitas domiciliares, atividades educativas, vistorias em estabelecimentos comerciais e serviços de limpeza por todo o bairro. O Vinhais foi o primeiro bairro a receber as ações de combate ao mosquito que se estenderão por outros bairros da capital. A ação de combate ao Aedes aegypti reúne diversas secretarias e órgãos municipais que estão desenvolvendo ações integradas.

A Prefeitura de São Luís tem investido no combate ao mosquito em prol da saúde pública. O trabalho acontece durante todo o ano e é intensificado no período de chuva. "Nossa gestão está mobilizada e integrada para, juntos, executarmos essa grande ação por toda a cidade. Nosso objetivo é promover melhorias na saúde pública, beneficiando os cidadãos ludovicenses. Muito já realizamos e vamos avançar ainda mais", destacou o gestor municipal. 

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destacou a importância desta ação e a necessidade da manutenção dos serviços executados. "Os serviços de limpeza no Vinhais são constantes, assim como em toda a cidade. A coleta domiciliar é feita de forma regular. Neste sábado, seguindo orientação do prefeito Edivaldo, estamos ações concentradas no bairro do Vinhais. Agora, cabe aos moradores manterem seus quintais e calçadas limpos, não acumulando objetos que possam acumular água e descartando de forma correta seus resíduos domiciliares", disse.

As atividades começaram a ser executadas desde o início da semana e tiveram o sábado como dia de culminância dos trabalhos. Agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizaram visitas domiciliares, orientando sobre as condutas preventivas e inspecionando os imóveis, com atenção especial aos recipientes que acumulam água; e quando foram identificados criadouros do mosquito os agentes aplicaram larvicida, que elimina focos do mosquito. O bairro também contou com a nebulização espacial com o carro fumacê.

Os moradores do bairro também foram vacinados contra febre amarela e puderam atualizar o cartão de vacina tomando doses de outras vacinas que estavam pendentes. A moradora Antônia Braga destacou a importância deste trabalho. "É muito importante a Prefeitura trazer essas ações para o nosso bairro porque a gente pode se prevenir. Na minha casa, eu cuido para não deixar nada no quintal que possa acumular água e virar criadouro do mosquito. Se cada morador fizer sua parte, toda a comunidade ganha", disse.

O coordenador do Programa de Combate às Arboviroses, Pedro Tavares, destacou a importância de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. "Muitas pessoas não permitem a entrada do agente de saúde em suas casas e isto compromete nossa cobertura. Com esta ação concentrada nós conseguimos mobilizar a população sobre a importância do trabalho dos agentes. E também podemos tratar todo um bairro concentrando todo o nosso trabalho nele. Com isso nós reduzimos em grande número o total de criadouros", disse.

BOTA FORA

Ao longo do sábado também foram intensificados os serviços de limpeza urbana. O Comitê Gestor de Limpeza Urbana realizou serviços de capina e roçagem em diversas ruas do bairro e agentes de limpeza percorreram mais de 20 ruas do bairro e suas transversais fazendo um Bota Fora. Durante a ação, foram recolhidos porta a porta os chamados resíduos volumosos: restos de entulho, poda e capina domésticos, móveis e eletrodomésticos sem utilidade, pneus e outros tipos de resíduos que possam se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Para mobilizar a população um carro de som passou pelas ruas do bairro, pedindo aos moradores que descartassem em suas portas os resíduos volumosos para recolhimento e o Cidadão Limpeza também visitou as casas do bairro, conversando com os moradores e dando dicas sobre a forma correta de descartar os resíduos sólidos domiciliares.

O morador do entorno da Praça do Letrado, José Ribamar Ferreira foi um dos primeiros a colocar em sua porta os entulhos que estavam no seu quintal. "Eu estava com esse entulho há algumas semanas e não sabia o que fazer. Aproveitei o bota fora e tirei tudo que tava acumulado", disse.

OUTRAS AÇÕES

Também integram a agenda de serviços, poda e rebaixamento das copas das árvores do bairro por meio do Instituto Municipal de Paisagismo Urbano (Impur), além da substituição de espécies danificadas. Nas áreas das praças públicas e escolas, a substituição será feita por árvores frutíferas. Durante toda a semana que antecedeu a ação, as escolas do bairro receberam ações educativas, para conscientizar as crianças sobre as medidas que devem ser tomadas para combater o mosquito transmissor da dengue. As palestras foram administradas por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). Também foram feitas visitas guiadas aos Ecopontos.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem