agencia

Notícias

Sexta-feira, 04/05/2018 - 16h44

Prefeitura em parceria com o Governo do Estado assina ordem de serviço para reforma de mercados

Serão reformados os mercados do Bairro de Fátima e da Macaúba; no mesmo evento foram entregues também insumos destinados à agricultura familiar, barracas com a nova padronização das feiras livres de São Luís e fardamentos novos para os feirantes

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo assina ordem de serviço para a reforma dos mercados do Bairro de Fátima e MacaúbaO prefeito Edivaldo assinou, nesta sexta-feira (4), ordem de serviço para a execução de obras de reforma dos mercados do Bairro de Fátima e da Macaúba, feiras da capital que há mais de quatro décadas não passavam por qualquer intervenção em suas estruturas. A ação é fruto de parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado. Representando o governador Flávio Dino, a secretária estadual das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Flávia Alexandrina, participou do ato, oportunidade na qual anunciou também as obras de melhorias em outros dois mercados na capital: do Cohatrac e do Ipem São Cristóvão. As ações contam com a coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

Na ocasião, o prefeito Edivaldo também fez a entrega de 100 das cerca de 300 barracas com a nova padronização das feiras livres de São Luís; fardamentos novos para os feirantes; distribuiu cinco toneladas de sementes de feijão e hortaliças aos agricultores dos polos agrícolas da Ilha e entregou kits de manipulação de carnes para auxílio no abatimento de animais, sendo 57 ganchos, 37 afiadores e 23 botas. Os kits vão beneficiar integrantes da Cooperativa de Trabalhadores de Carne de São Luís (Coocarne).

No evento, o prefeito Edivaldo destacou a ação como mais uma iniciativa parceira visando ao desenvolvimento do setor agrícola e de estímulo à produção e à comercialização nas feiras e mercados da capital. "Celebramos aqui mais uma importante parceria com o Governo do Estado em favor da melhoria de nossas feiras e mercados, que desenvolvem atividades extremamente importantes para a dinamização da economia do município. Além disso, a ação vai impactar na melhoria das condições de trabalho dos feirantes, proporcionar ambientes mais salubres e atrair um número maior de consumidores aos novos espaços reformados", afirmou o prefeito Edivaldo.

A titular da Secid, Flávia Alexandrina, destacou a reforma dos mercados do Bairro de Fátima e da Macaúba como dois importantes projetos para impulsionar as vendas e promover melhorias gerais em duas das mais antigas e importantes feiras da capital, com quase meio século de atuação no mercado local. "Com as obras desses mercados, a Prefeitura de São Luís e Governo do Estado avançam na implementação de políticas públicas de incentivo à produção agrícola e no respeito aos trabalhadores que atuam na área, proporcionando-lhes condições mais dignas de trabalho, garantindo melhor infraestrutura e transformando esses espaços mais atraentes aos olhos dos consumidores", observou Flávia Alexandrina.

O vice-prefeito Julio Pinheiro pontuou as ações no setor agrícola como uma prioridade de gestão visando ao desenvolvimento das cadeias produtivas locais e geração de trabalho e renda no campo. "Temos dado um olhar muito especial ao setor agrícola, cientes que somos da importância que a atividade tem para o desenvolvimento social e econômico das pessoas beneficiadas e do município", disse Julio Pinheiro, destacando ainda o apoio e articulação dos deputados federais Weverton Rocha e Rubem Júnior, na condução de emendas parlamentares para incentivo à área agrícola da capital maranhense.

REFORMAS

Segundo a secretária, os projetos de reformas de ambos os mercados contemplam melhorias totais na estrutura predial das feiras, com reforma dos boxes, troca das instalações elétricas e hidrossanitárias, troca dos forros, reforma dos banheiros, novo piso, pintura, rampas de acesso a pessoas com deficiências, entre outros serviços que vão refletir na melhoria da salubridade no local e proporcionar melhor aspecto aos espaços.

Na cerimônia de assinatura da ordem de serviço para reforma dos mercados e entrega dos insumos agrícolas, o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, pontuou os benefícios que os investimentos vão proporcionar ao setor. "São incrementos significativos que têm contribuído sobremaneira para alavancar a agricultura local, proporcionando a todos os envolvidos uma melhor infraestrutura de trabalho e produção", observou o titular da Semapa.

O secretário destacou ainda outras políticas de desenvolvimento implementadas no setor. Segundo ele, só no ano passado foram entregues mais de 20 toneladas de sementes de grãos e hortaliças e investidos mais de 1,5 milhões na concessão de implementos agrícolas, para fazer com que a produção tenha todo o aparato tecnológico e a infraestrutura necessária para a ampliação do setor, inclusive em parceria com instituições importantes de pesquisa e assistência técnica, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por exemplo, entre outras.

A reforma dos mercados do Bairro de Fátima e da Macaúba foi enaltecida pelos feirantes e lideranças do setor, como a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivanilde Sampaio. "Nós estamos extremamente satisfeitos com o anúncio do início das obras nessas feiras tão importantes para a cidade. A atual gestão tem realizado um trabalho exemplar na área, saindo verdadeiramente da teoria e atuando na prática. Ao longo de décadas nossos mercados passaram por processo de deterioração sem qualquer atenção do poder público, diferentemente de agora. O mercado da Macaúba, há mais de 50 anos não passa por qualquer intervenção e o do Bairro de Fátima há três décadas não vê serviço algum de infraestrutura. Enfim, chegou a nossa vez e estamos muito felizes por isso", enfatizou Ivanilde.

O presidente do Sindicato da Cooperativa dos Talhadores de Carne da Região Metropolitana de São Luís, Valdimiro Lopes, também se declarou satisfeito com a atuação da gestão no setor. Ele recebeu os kits de manipulação de carnes para auxílio no abatimento de animais destinado aos integrantes da Coocarne. "Receber esses instrumentos de trabalho e segurança vai ajudar muito na execução de nosso trabalho. É um incentivo muito importante para a categoria, pois somos quase 11 mil trabalhadores da área em São Luís. Além disso, há décadas reivindicávamos por incentivos na área agrícola, principalmente por melhorias em nossos mercados públicos que detêm cerca de 60% dos produtos colocados na mesa do consumidor em São Luís", afirmou o presidente da Coocarne.

O feirante Benedito Ferreira dos Santos, que também é produtor de farinha na zona rural, enalteceu o trabalho executado pelo município na área. "Temos hoje muito mais incentivos à nossa produção e trabalharmos de forma mais organizada. A entrega das novas barracas padronizadas é um incremento a mais em nosso processo de crescimento, dando maior visibilidade ao nosso trabalho, que reflete também nas vendas de nossos produtos", concluiu o feirante.

Participaram ainda o ato o secretário estadual de Agricultura e Pesca, Edjailson Sousa; os deputados federais Weverton Rocha e Rubens Pereira; os vereadores Raimundo Penha, Pavão Filho, Marquinhos e Beto Castro; os secretários municipais Júlio César (Desenvolvimento Metropolitano), Andréia Lauande (Criança e Assistência Social), Conceição Castro (Comunicação), Natália Mandarino (Adjunta de Saúde), entre outras autoridades locais.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem