agencia

Notícias

Quarta-feira, 16/05/2018 - 19h10

Prefeitura sensibiliza sobre Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Moradores e estudantes do bairro Túnel do Sacavém e áreas adjacentes participaram, na tarde desta quarta-feira (16), de uma caminhada para conscientizar sobre o assunto

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A caminhada ‘Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes’ chamou atenção para o problema do abusoConscientizar e informar para o combate e prevenção a qualquer tipo de abuso contra criança e adolescente. Com este foco, a caminhada 'Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes', reuniu moradores e estudantes do Túnel do Sacavém e áreas adjacentes, na tarde desta quarta-feira (16). A iniciativa, da Prefeitura de São Luís, integra as ações da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - 18 de maio.

Por ocasião da data, ao longo da semana, a Prefeitura vem promovendo atividades voltadas ao tema. Palestras, rodas de conversa, debates, orientações quanto à prevenção e importância da denúncia estão entre as ações coordenadas pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

Participaram da caminhada estudantes das Unidades de Educação Básicas (U.E.Bs.) Maria Rocha e Vera Macieira e da Associação Beneficente de Saúde do Bairro Túnel do Sacavém - Creche Tia Júlia. Nesta última, são realizadas ações da Semcas, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Munidos com faixas, cartazes e carro de som, as crianças, professores e representantes das instituições de apoio reforçaram a importância de combate a esta violência.

As crianças e jovens percorreram as ruas do bairro levando mensagem sensibilizadora para que todos tenham atenção sobre as formas da violência contra crianças e adolescentes e possam somar para que não ocorra, destaca a coordenadora do Centro Especializado de Referência e Assistência Social (Creas) – Coroadinho, Tatianne Carvalho. "Antes da caminhada, as crianças foram orientadas com informações sobre como identificar esses casos e como se proteger. Infelizmente, é uma triste realidade vivida por nossas crianças e que precisa ser combatida", reitera.

A coordenadora do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) – Bairro de Fátima, Laluna Bianna do Rosário, destacou ainda a integração da comunidade escolar, pais e responsáveis na ação. "Todos foram informados sobre essa expressão de violência e que temos o dever de denunciar, acolher essas crianças e jovens vítimas, mas, sobretudo, somar para impedir esta violação", frisa.

Na caminhada, as crianças colocaram em prática o que aprenderam nas atividades da semana e puderam exercer o papel de partícipes diretos, mostrando que essa violência não é aceita e deve ser punida, avalia a responsável pela creche Tia Júlia, Zélia Pinheiro. A unidade atende 150 crianças da área, a partir dos dois anos de idade, funcionando em tempo integral.

ESTATÍSTICAS

Segundo dados do Crea da área, atualmente são acompanhadas mais de dez famílias devido à situação de violência e abuso, desde 2016. A maior parte é do sexo feminino, abusadas por padrastos ou parentes próximos, do sexo masculino. O trabalho de acompanhamento é desenvolvido pela articulação de diversos órgãos – Cras, Creas, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Conselhos Tutelares, entre outros. O objetivo é retirar a vítima da situação de violência e promover sua reinserção no convívio social.

SAIBA MAIS
No dia 18 de maio, em 1973, uma menina de oito anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso e forte mobilização de movimentos sociais, a data foi instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem