agencia

Notícias

Quinta-feira, 31/05/2018 - 22h21

Prefeito Edivaldo participa de missa campal de Corpus Christi no Aterro do Bacanga

Com o tema 'A Eucaristia nos alimenta para sermos construtores da paz' evento do calendário católico reuniu centenas de fiéis nesta quinta-feira (31)

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 Prefeito Edivaldo participa de missa campal de Corpus Christi no Aterro do Bacanga

Uma das mais importantes celebrações do calendário católico, o Corpus Christi reuniu milhares de pessoas no ato de fé, para propor uma cultura de paz e superação da violência. O tema foi 'A Eucaristia nos alimenta para sermos construtores da paz', que refere à Campanha da Fraternidade deste ano. O ato religioso contou com missa campal e procissão, no Aterro do Bacanga, na tarde desta quinta-feira (31). O prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e do vice-prefeito Julio Pinheiro esteve no local prestigiando o momento de união cristã. O governador Flavio Dino também participou do evento que mobilizou todas as paróquias, comunidades e órgãos da Igreja Católica.

"É mais um momento em que a fé une para refletir sobre temas pertinentes e de interesse de toda a sociedade. A celebração, sobretudo, marca esse encontro de ideias que reforçam a cultura de paz e sensibiliza para a reunião de esforços contra a violência e suas vertentes, tendo como base a palavra cristã", pontuou o prefeito Edivaldo. 

O governador Flávio Dino ressaltou a importância de contribuir com estas manifestações de fé. "Temos em mente que devemos sempre apoiar e incentivar as celebrações religiosas. E sempre o faremos. O Corpus Christi tem para nós católicos um significado especial que refere à celebração da Eucaristia, da partilha, da presença de Deus entre nós, marcando esse momento de fé de toda a comunidade católica no Maranhão".

"É uma celebração muito importante para a nossa igreja e que reúne milhares, nesta que tem como tema a superação da violência. A mensagem reforça que devemos lembrar que somos todos irmãos, iguais e precisamos viver como irmãos. Que esse momento nos inspire e dê esperança para continuar a caminhada de vida pessoal, da nossa comunidade e por dias melhores à nossa população", enfatizou o arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, que celebrou a missa campal.

Integrando as atividades da celebração, houve momento da oração do Terço da Misericórdia, louvores e a missa solene com a participação de padres e diáconos representando as mais de 50 paróquias da arquidiocese. Após a missa, os fieis saíram em uma grande procissão pela Avenida Beira-Mar e durante o percurso, paradas para oração e reflexão. O momento de fé encerrou com shows de bandas católicas locais. O secretário municipal de Articulação Política, Jota Pinto; o deputado federal Weverton Rocha; e o deputado estadual Bira do Pindaré, acompanharam a celebração.

CRISTO PRESENTE

O termo Corpus Christi é de origem latina e significa Corpo de Cristo. A solenidade promovida sempre na segunda quinta-feira depois do dia de Pentecostes. A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Essa momento da celebração da Eucaristia remete à última ceia realizada por Cristo, ocasião em que convidou os discípulos à partilha e partilha, e simboliza a presença de Jesus em nosso meio.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem