agencia

Notícias

Quarta-feira, 11/07/2018 - 16h04

Obras do Iphan em parceria com a Prefeitura requalifica praça e o entorno da Dom Pedro II no Centro

Troca do calçamento nas proximidades dos bancos Bradesco e do Brasil iniciada esta semana faz parte das obras que estão sendo realizadas na região do Centro Histórico

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

No local, o piso em placas de pedras pré-moldadas está sendo trocado por piso em concreto industrializado

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís , segue avançando nas obras de melhorias da Praça Pedro II e seu entorno. Os serviços, executados com recursos oriundos do PAC Cidades Históricas, visam à requalificação do espaço que dá acesso a importantes monumentos históricos como o Palácio dos Leões, a Igreja da Sé e o Palácio de La Ravardière. O trabalho integra o pacote de obras que estão sendo realizadas no Centro de São Luís e inclui as praças Deodoro, Pantheon e alamedas, Rua Grande e Praça da Mãe d'Água. Nesta semana, entre outros serviços, está sendo feita a troca do calçamento nas proximidades do bancos Bradesco e do Brasil.

No local, o piso em placas de pedras pré-moldadas, que já se encontrava deteriorado, está sendo trocado por piso em concreto industrializado. O novo material favorece a durabilidade do calçamento, considerando a alta resistência do concreto. Além do acabamento mais bonito, o novo piso favorece a acessibilidade, facilitando a passagem de pedestres. Os serviços serão realizados também no calçamento na área da Corregedoria Geral de Justiça e da Capitania dos Portos do Maranhão.

O prefeito Edivaldo acompanha o andamento das obras e destaca que o trabalho vai beneficiar a população ludovicense. "A requalificação de todo esse espaço é fruto de um trabalho conjunto em prol dos cidadãos. Esse trabalho que vem sendo executado pelo Iphan em parceria com a Prefeitura deixará o nosso Centro Histórico ainda mais bonito", ressaltou o gestor municipal.

O superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, afirma que o ritmo do trabalho segue o cronograma previsto. "Estamos trabalhando para finalizar os serviços o quanto antes, garantindo a qualidade do trabalho que vem sendo executado em toda essa área", disse.

Quem trafega pelo local aprova a iniciativa. "Passo frequentemente aqui e acho muito bom e importante que estejam fazendo esse trabalho, que favorece também o acesso de outras pessoas que precisam passar por aqui para ter acesso aos serviços do banco, por exemplo", disse a professora, Alcina Nogueira, 47 anos.

A reforma do espaço que inclui a recuperação da Praça da Mãe d'Água e entorno está em fase de finalização. Na área, já foram realizados serviços como a instalação de bancos de concreto, a recuperação do piso em pedras portuguesas, a colocação de novas lixeiras, a troca da tubulação da fonte também reformada e a instalação de bancos de madeira no entorno.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem