agencia

Notícias

Sexta-feira, 10/08/2018 - 11h02

Prefeito Edivaldo entrega praça no Rio Anil que ganhou visual arquitetônico moderno e academia

Os investimentos da gestão do prefeito Edivaldo na revitalização de espaços públicos já contemplou dezenas de bairros da capital e somam mais de 40 praças entregues à população garantindo espaço de lazer e diversão para os moradores

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A Praça Mirandinha é mais um espaço público revitalizado pela gestão do prefeito Edivaldo

O prefeito Edivaldo entregou, na noite desta quinta feira (9), mais um espaço público requalificado e equipado à população com a inauguração da Praça Mirandinha, no bairro Rio Anil. A obra integra o plano de revitalização dos espaços públicos executado pela Prefeitura de São Luís. A nova praça ganhou visual arquitetônico moderno, paisagístico e academia ao ar livre que apaga de vez a lembrança do antigo terreno ocupado por escombros. Durante a gestão do prefeito Edivaldo,  cerca de 40 praças da cidade foram revitalizadas, elevando a qualidade de vida de moradores de dezenas de bairros da capital e ampliando o acesso de moradores aos espaços públicos de convívio social.

Acompanhado da primeira-dama Camila holanda, o prefeito Edivaldo foi recebido festivamente pelos moradores. "Mais uma praça revitalizada que estamos entregando à população, desta vez no bairro Rio Anil. Temos dezenas de espaços que já foram revitalizadas ao longo da nossa gestão e estamos com uma vasta programação de reforma e construção de outras praças que serão entregues. Estas ações visam melhorar a qualidade de vida da população de nossa capital, dando condições de vida digna, investindo na qualificação de espaços públicos. Com a inauguração da Praça da Mirandinha a comunidade ganha também mais estímulo para o lazer e esporte ", disse Edivaldo.

O prefeito Edivaldo destacou ainda a transformação que estas obras de revitalização provocam na cidade, oferecendo às famílias espaços de lazer e convivência social. "É muito gratificante observarmos como esses novos espaços passam a ser ocupados pelas famílias que podem, assim, desfrutar de momentos de lazer e descontração", enfatizou o prefeito.

A revitalização do espaço atende ao anseio da comunidade. A homenageada com o nome da praça, falecida em 2010, lutou junto com outros moradores do bairro para que o espaço próximo à margem direita do Rio Anil fosse transformado em uma área de lazer e convívio social. Os filhos de Mirandinha, Carlos Ribamar, Gilson Júnior e Miria Oliveira prestigiaram o ato de descerramento da placa em homenagem à mãe.

Segundo Gilson Júnior, durante mais de três décadas Mirandinha lutou incansavelmente para que o espaço fosse ocupado por uma área de lazer para os moradores. "Sinto orgulho de ver a luta de anos da minha mãe finalmente se tornar realidade. Agora temos um espaço digno para que todos os moradores possam ter seu momento de lazer e seu momento de prosa", disse Gilson Júnior.

A Praça Mirandinha é a segunda revitalizada pela gestão do prefeito Edivaldo no bairro Rio Anil, onde a Prefeitura entregou aos moradores a Praça José Ribamar dos Santos Corrêa. "É mais um espaço público de lazer que o prefeito Edivaldo entrega à população de São Luís. Temos um compromisso, junto com a sociedade, de zelar por este espaço. Para isso, foram formados os comitês gestores das praças para que o poder público e a sociedade civil, em parceria, trabalhem para preservar estes locais que antes não apresentavam condições de uso", definiu o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Fábio Henrique Carvalho. A obra de revitalização da praça foi coordenada pelo instituto. 

O presidente do Impur destacou, ainda, o direcionamento que a gestão do prefeito Edivaldo tem demonstrado em fornecer bem-estar aos moradores de São Luís, propiciando melhores condições de convívio em comunidade, promovendo a interação entre crianças, adultos e idosos.

ESTRUTURA

A Praça Mirandinha a ganhou visual arquitetônico e paisagístico com área de passeio completo, conjunto de 12 unidades de bancos, rampas de acessibilidade, academia ao ar livre, preservação da arborização, calçadão e requalificação total da iluminação pública.

O novo local oferece condições plenas para lazer e desenvolvimento de atividades esportivas pelos moradores do local e entorno com a instalação de equipamentos da academia ao ar livre. O espaço será utilizado também para que os moradores realizem outras atividades físicas, como aulas de zumba.

O ex-presidente da União dos Moradores do Rio Anil, João Manuel, é um dos moradores mais antigos do bairro, onde chegou ainda na década de 80. Ele lembra a evolução do bairro. "Naquele tempo não havia nem mesmo a ponte. Os moradores se reuniram e construíram uma ponte de madeira. Lembro que Mirandinha sempre esteve à frente da luta pela melhoria do bairro. E essa praça era um sonho seu, agora realizado pelo prefeito Edivaldo", destacou João Manuel.

"Aqui não tina ponte, não tina nada", lembrou Maria Izabel Oliveira Barbosa, moradora da Vila Palmeira. Maria Izabel Oliveira Barbosa, fez questão de participar da solenidade de inauguração para homenagear a amiga.

Prestigiaram a inauguração os secretários municipais de Comunicação, Conceição Castro; de Turismo, Socorro Araújo; de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Nonato Chocolate; de Cultura, Marlon Botão; a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Estrela Moraes; e os vereadores Paulo Lins e Raimundo Penha.

ESPAÇOS PÚBLICOS

O planejamento de revitalização de espaços públicos pela Prefeitura de São Luís alcança praças e outras áreas em dezenas de bairros da capital. As melhorias permitem o desenvolvimento de atividades esportivas, de saúde, lazer e convívio social, além de área de lazer desfrutada por jovens, crianças e adultos. Os espaços têm sido equipados com academias de saúde, brinquedos, pistas para caminhadas, quadras esportiva, além de iluminação adequada às atividades noturnas e promoção de segurança.

Entre as praças revitalizadas ao longo da gestão do prefeito Edivaldo estão: a da Camboa e Carlos Chaib, no bairro da Camboa; do Letrado, no Vinhais; praça José de Ribamar dos Santos Corrêa, no Rio Anil; da Roxinha, no Ipase de Baixo; Renascer e Ruy Frazão, Cohab; as do Verão, Jackson Lago e das Árvores Cohatrac; da Criança, na Vila Palmeira; Irmã Gabriela Torselli, na Avenida Mato Grosso, Turu; do Circo Escola, Cidade Operária; e do Pescador, no Portinho.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem