agencia

Notícias

Sexta-feira, 07/09/2018 - 10h06

Prefeito Edivaldo participa de Sarau Histórico Ilha Encantada em homenagem aos 406 anos de São Luís

Evento fez referência às riquezas culturais da capital destacando lendas e personagens de sua história; apresentação`, realizada na Praça Benedito Leite, reuniu música, dança e poesia no Centro Histórico

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

O prefeito Edivaldo e a primeira-dama Camila Holanda prestigiaram a edição comemorativa do Sarau histórico Em uma imersão na São Luís antiga, arlequins e colombinas contaram a história da cidade através de lendas que permeiam o imaginário da população ludovicense. Assim foi a apresentação do Sarau Histórico na noite desta quinta-feira (06), na Praça Benedito Leite. Música, dança e poesia completaram o encanto da noite, que faz parte da programação cultural organizada pela Prefeitura de São Luís para comemorar o aniversário de 406 anos da cidade. Ao lado da primeira-dama Camila Holanda, o prefeito Edivaldo prestigiou o evento.

"Preparamos uma programação cultural diversificada para comemorar o aniversário da cidade. Hoje, o Sarau Histórico enalteceu muito bem nossa cultura, celebrando esse momento importante para a cidade que é a chegada dos 406 anos. Estamos à frente desse desafio que é administrar São Luís e, para nós, é muito gratificante observar os avanços que alcançamos em diversas áreas. Portanto, há muito a se comemorar", afirmou o prefeito Edivaldo.

A festa começou com a banda Mákina du Tempo, que entoou canções que marcaram época. A Bumba Cultura foi a companhia responsável pela parte teatral do sarau. Com o tema 'Ilha Encantada', o espetáculo contou a história da cidade e destacou monumentos históricos e personagens que fazem parte da construção dos 406 anos da cidade. Lendas como a da Serpente Encantada, da Manguda e da Carruagem de Ana Jansen. 

A apresentação da companhia destacou as belezas do passado, mas também do presente. O espetáculo envolveu o público na cultura ludovicesce com toadas de bumba meu boi, manifestação cultural popularmente conhecida no Maranhão e que detém o título de Patrimônio Cultural do Brasil, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan).

REVIVA

O Sarau Histórico integra as ações do programa Reviva, desenvolvido com o objetivo de promover a revitalização do Centro Histórico da capital maranhense. Por meio da arte, a proposta do evento é levar o público a conhecer mais acerca da história e da cultura da cidade. Além do Sarau Histórico, fazem parte do programa iniciativas como a do Passeio Serenata e do Roteiro Reggae, que levam o público a percorrer as ruas do Centro Histórico. Além de oferecer uma programação de lazer para turistas e moradores da cidade, a proposta do Sarau Histórico, bem como do programa Reviva é ressaltar as belezas a cidade. 

O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur). A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, enfatizou como a ação ressalta as belezas da cidade. "São Luís é uma cidade de belezas e riquezas. Cada rua, cada casarão, guarda parte importante da nossa história, que precisa ser preservada e merece ser conhecida por todos. Estamos aqui promovendo essa homenagem a nossa Ilha do Amor, Jamaica Brasileira, Atenas Brasileira e tantas outras denominações que representam tão bem a nossa ilha encantada", disse a titular da Setur.

A população se encantou com a apresentação. A guia de turismo, Milene Saraiva, 42 anos, é ludovicense e aprovou o nível da comemoração. "São Luís merece! Estou arrepiada. É um espetáculo muito lindo, além de ser um chamariz para os turistas que são surpreendidos com uma novidade boa como essa. É a primeira vez que venho e estou maravilhada com toda essa produção", afirmou Milene.

"Achei tudo muito lindo. A apresentação teatral foi maravilhosa e a banda superou as minhas expectativas. Estou me divertindo demais aqui hoje", contou a aposentada Graça Castro, 68 anos, ludovicense que mora em Goiânia e já sentia falta dos encantos da cidade. 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Neste sábado (8), dia do aniversário da cidade, a Prefeitura de São Luís promove o show intitulado Terra de Adoração. O palco da Praça Maria Aragão recebe, a partir das 16h30, o cantor católico Clay Viana e o Padre João Carlos. Depois das 18h30, a festa fica por conta dos grupos locais Marcados Pela Promessa e Forró de Crente e da cantora Lídia Caroline. Ainda no sábado, o palco da Maria Aragão recebe os cantores nacionais Maurício Paes, Denise e Bruna Karla e a banda cristã Preto no Branco, conhecida por músicas como 'Ninguém Explica Deus' e 'Os Sonhos de Deus'.

A Prefeitura também está apoiando a tradicional Procissão dos Orixás que deverá reunir centenas de pessoas e representantes de povos de axé e comunidades tradicionais de matriz africana, para comemorar o aniversário de São Luís e, ainda, a devoção a São Luís Rei de França, e acontece no sábado (8). O cortejo terá inicio às 18h saindo da Avenida Pedro II para seguir em caminhada até a Igreja do Desterro.

Também na programação cultural em comemoração ao aniversário da cidade, está o Roteiro Reggae, que acontecerá no dia 12 de setembro, e o Passeio Serenata, no dia 19 de setembro. Com o Roteiro Reggae, o público é levado a conhecer, pelas ruas do Centro, lugares e histórias que deram a São Luís o título de "Jamaica Brasileira". Já através do Passeio Serenata, a história é contada por meio de músicas regionais e do cancioneiro popular e personagens da história ludovicense. Os passeios têm concentração às 19h, na Praça Benedito Leite.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem