agencia

Notícias

Quarta-feira, 12/09/2018 - 13h07

Prefeitura de São Luís renova parque de iluminação em diversos bairros

Com o trabalho, a gestão do prefeito Edivaldo alcança diversos bairros garantindo à população mais visibilidade e segurança, além de conferir maior destaque às belezas da cidade; esta semana a BR 135, Cohama, Anjo da Guarda, Avenida dos Franceses e praça Benedito Leite recebem serviços

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Nesta semana as equipes executam serviços na BR 135, com instalação de cabos do posteamento

A Prefeitura de São Luís segue promovendo investimentos em ações na área da iluminação pública, melhorando o sistema da cidade. O Programa de Expansão, Melhoria e Modernização do Parque de Iluminação de São Luís, colocado em prática na gestão do prefeito Edivaldo, consiste na modernização e expansão deste parque com a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por luminárias brancas à base de vapor metálico, que são mais econômicas, eficientes e proporcionam ao espaço uma incidência luminosa de maior alcance. Com o trabalho, a gestão alcança diversos bairros garantindo à população mais visibilidade e segurança, além de conferir maior destaque às belezas da cidade que completou 406 anos no último dia 08. Esta semana, a BR 135, Cohama, Anjo da Guarda, Avenida dos Franceses e praça Benedito Leite recebem serviços

Na gestão do prefeito Edivaldo a Prefeitura de São Luís já implantou 60 quilômetros de rede de iluminação de led nas avenidas da capital. No total, a cidade já recebeu mais de 15 mil pontos de luz branca. A meta fixada pela gestão municipal é chegar ao final de 2020 com 80 mil pontos no parque modernizado com luz branca.

Na BR 135 equipes trabalham na instalação de cabos do posteamento. Os trabalhos na área estão avançando e prosseguem ao longo da semana com a implantação de aproximadamente 900 metros de cabos para ligação dos postes. Outras áreas contempladas com serviços nesta agenda são os bairros Cohama e na Praça Benedito Leite, no Centro Histórico da cidade, com a implantação de pontos de iluminação artística; além de ações de manutenção em outros bairros.

Estas e outras áreas são alvo do projeto da gestão municipal para modernização do sistema com substituição de lâmpadas e manutenção de pontos luminosos, destaca o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo. "O intuito da gestão do prefeito Edivaldo, por meio desse trabalho, é tornar a capital mais iluminada, o que contribui também para a segurança dos moradores, tantos nas avenidas, quanto nos bairros. É um trabalho eficiente e continuo que tem feito a diferença na vida dos moradores e vamos avançar ainda mais", pontua.

O projeto de modernização da iluminação pública executado pela Prefeitura contempla a substituição de lâmpadas do tipo vapor de sódio (amarelas), por outras do tipo vapor metálico, que são as brancas. Estas possuem maior capacidade de iluminação, além de serem mais duráveis. Na BR 135, por exemplo, foram implantados 4.030 novos pontos de iluminação, desde o início da gestão, com a troca de lâmpadas amarelas por branca. A gestão municipal vem ampliando os pontos iluminados pela cidade. No bairro Cidade Olímpica, Bloco C, por exemplo, a Prefeitura já instalou mais de 600 novas lâmpadas.

"As ações atingem as grandes avenidas e ruas dos bairros na zona urbana e rural da cidade", reforça o secretário Antônio Araújo. A ação já beneficia moradores de áreas na Zona Rural como Maracanã, Estiva, Vila Itamar, Rio Grande, Inhaúma, Santa Helena, Itapera, Quebra-Pote, Coquilho, Tajipuru, entre outras; e na Zona Urbana, como Jardim São Cristóvão, bairros do Itaqui-Bacanga, Apeadouro, Liberdade, Fé em Deus, Cruzeiro de Santa Bárbara, Cidade Olímpica, Madre Deus, Monte Castelo, Centro Histórico e outros.

AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO

O parque de iluminação de São Luís conta com mais de 100 mil pontos. Entre as regionais que mais tiveram pontos instalados estão Bacanga, BR, Calhau, São Cristóvão, Cidade Operária e São Francisco, Santa Cruz, Coroadinho, Olho D'água, João de Deus, Cohatrac e Centro.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem