agencia

Notícias

Quinta-feira, 13/09/2018 - 18h49

Turma de curso de desenho em 3D aprende técnicas e traços à lápis na Galeria Trapiche

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Alunos do curso de desenho em 3D durante aula na Galeria TrapicheA terceira turma de desenho do projeto Ateliê Trapiche, da Galeria Trapiche Santo Ângelo,  equipamento de Cultura da Prefeitura de São Luís, está aprendendo as técnicas do desenho em 3D à lápis, ministrado pelo professor Jackes Rosean. O grupo é formado por oito pessoas e a metodologia utilizada é toda prática. O curso tem duração de três meses, iniciado em agosto, com previsão de encerramento para 19 de novembro.

As aulas acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h, na Galeria, totalizando 72 horas. Os cursos contribuem para formação profissional e pessoal dos alunos, ao final todos os participantes recebem certificação. "Nosso objetivo com Ateliê Trapiche é dinamizar este espaço e tornar a Galeria um ponto de encontro de artistas, além de contribuir para formação de novas pessoas no campo das artes. Os cursos são todos ministrados na Galeria, sempre com duração de três meses. Já tivemos de desenho, olaria, azulejos, produção de forno artesanal, fotografia em pinhole, entre outros", destacou Camila Grimaldi, diretora da Galeria Trapiche.

O professor Jackes Rosean é graduado em artes com habilitação em desenho, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Segundo ele, o intuito é que os alunos possam ter uma formação sobre as diversas formas de desenho ao final do ateliê. "Nós temos participantes que fizeram desde o primeiro curso, que foi o de Desenho Artístico Corpo Humano, em que fizemos um estudo do corpo humano e toda a parte anatômica, desde o rosto e corpo, até o desenho de homem, mulher e criança. O segundo foi de animais e paisagens, e agora temos o desenho 3D. Quem faz o curso, leva uma bagagem grande".

As características do desenho em 3D à lápis tem o efeito melhor percebido através de fotografias do desenho. Os estudantes iniciaram com figuras geométricas e abstratas, passando para formas mais complexos. Todos desta turma já tinham alguma noção de desenho, alguns pelos cursos anteriores e outros que vieram complementar suas graduações em Design ou Arquitetura.

"Eu estou aprendendo, não tinha nenhuma noção antes, apesar de sempre gostar muito de desenho. Quando comecei na primeira turma, aprendi do zero mesmo. Gostei tanto que estou fazendo todas as vezes que é oferecido na Galeria, pretendo continuar nos próximos que for ofertado", contou o aluno José Rubens, advogado aposentado.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem