agencia

Notícias

Sexta-feira, 14/09/2018 - 10h21

Prefeitura de São Luís realiza grande ação educativa e de limpeza em praias neste sábado (15)

A ação é alusiva ao Dia Mundial da Limpeza; iniciativa integra o trabalho que vem sendo desenvolvido como parte a política de resíduos sólidos colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo.

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Ação vai reforçar o trabalho rotineiro de limpeza das praias da capital

Neste sábado (15), a Prefeitura de São Luís realiza um Dia D de mobilização e conscientização social e ambiental sobre a importância da manutenção da limpeza das praias. A ação é alusiva ao Dia Mundial da Limpeza, que ocorre em pelo menos 160 países sempre no terceiro sábado do mês de setembro. Na capital, a ação acontece na Avenida Litorânea e é coordenada pela Prefeitura. Estudantes de escolas da rede pública municipal, entidades da sociedade civil e órgãos públicos foram convidados a participar da ação que tem como objetivo formar uma rede de proteção das praias de São Luís. A iniciativa integra o trabalho que vem sendo desenvolvido como parte a política de resíduos sólidos colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo.  

A concentração começa às 7h30, no trecho do Prolongamento da Avenida Litorânea. Às 8h, voluntários farão a catação dos resíduos encontrados na faixa de areia que vai do prolongamento ao Parquinho da Avenida Litorânea. Ao longo da faixa de areia haverá ainda máquinas de remoção que recolherão os resíduos mais pesados, que não podem ser recolhidos manualmente. A catação será encerrada às 10h por causa da tábua de marés.

Ao longo do percurso, os frequentadores da praia receberão dicas de como fazer o descarte correto do seu lixo e dicas de como reduzir a geração de resíduos, protegendo as praias da cidade. Ao final, tudo que for recolhido será pesado para que as pessoas tenham noção do quanto é descartado irregularmente nas praias de São Luís e os riscos que esse descarte traz. O Cidadão Limpeza Cidade Beleza acompanhará toda a ação, chamando a atenção da população para o problema.

A Avenida Litorânea foi escolhida como ponto central da atividade por ser uma área com grande fluxo de pessoas nos finais de semana. Por ser um dos trechos mais urbanizados da orla de São Luís, com hotéis, bares, restaurantes e ser um espaço usado não apenas para atividades de lazer, mas também para a prática diária de atividades físicas, a geração de resíduos na área é elevada e os impactos do descarte irregular pode causar prejuízos ao meio ambiente e também à saúde de quem frequenta o espaço.

PROGRAMAÇÃO:

7h30 – Concentração (Prolongamento da Avenida Litorânea) - aquecimento com aula de zumba - entrega de sacos, luvas, água e protetor solar - Cidadão Limpeza Cidade Beleza informa aos participantes como será feita a ação

8h – Largada (Prolongamento da Avenida Litorânea) - catação de plástico e outros materiais (cocos serão coletados pelo serviço de remoção mecânica) - Cidadão Limpeza Cidade Beleza acompanha o percurso passando informes aos participantes - equipe de conscientização fará ação educação com as pessoas que estiverem na praia

10h – Chegada (Parquinho da Avenida Litorânea) - pesagem e registro do material coletado -demonstração do quantitativo do material coletado no Lixômetro - informe do quantitativo do material coletado e os prejuízos ao meio ambiente - atração cultural fará apresentação no palco - distribuição de água

SERVIÇO

O QUÊ? Dia Mundial de Limpeza das Praias

ONDE? Avenida Litorânea

QUANDO? Sábado, dia 15

HORÁRIO? Das 8h às 10h

CONCENTRAÇÃO: Às 7h30, no prolongamento da Avenida Litorânea