agencia

Notícias

Quinta-feira, 11/10/2018 - 16h20

Programa da Prefeitura, Reviva movimenta as noites no Centro Histórico com música e história

Iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, programa prossegue até dezembro; na noite da última quarta-feira (10), público acompanhou mais uma edição do Passeio Serenata

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Momento da encenação do Passeio Serenata no qual o público pode conhecer mais sobre a lenda da Manguda Um mergulho na história de São Luís com personagens históricos, informações sobre a cultura e o acervo arquitetônico ludovicense são algumas das características dos eventos do Reviva, programa implantado na gestão do prefeito Edivaldo, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur). Foi assim na noite dessa quarta-feira (10), quando ocorreu mais uma edição do Passeio Serenata, evento por meio do qual o público percorre, em companhia de um guia turístico, as ruas e praças do Centro Histórico da capital.   

O Reviva é um programa criado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Setur, que acontece de julho a dezembro. O objetivo é contribuir com a revitalização e valorização do Centro Histórico. Fazem parte dele o Sarau Histórico, o Passeio Serenata e o Roteiro Reggae, todos trabalhando em conjunto para contar a história de São Luís ao público.

O programa terá, ainda em outubro, no dia 19, uma edição do Sarau Histórico que ocorrerá também nos dias 9 de novembro e 14 de dezembro. Já o  Passeio Serenata está marcado para os dias 21 de novembro e 5 de dezembro.

A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, explica que o Reviva atende às propostas do prefeito Edivaldo, de popularizar a cultura ludovicense para turistas e moradores da cidade. "A história de São Luís é riquíssima, e eu acredito que nós conseguimos contar e encantar as pessoas com o conteúdo das atuações, tudo repleto de informações turísticas e música de época e história", finaliza.

PASSEIO SERENATA

Na noite desta quarta-feira (10), o público que acompanhou o Passeio Serenata se concentrou na Praça Benedito Leite, passou pela Igreja da Sé, Palácio de La Ravardiére (sede da Prefeitura), Palácio dos Leões (sede do Governo do Estado), Capitania dos Portos, Rua de Nazaré, Rua Portugal, Beco Catarina Mina e encerrou na Praça da Praia Grande.

A rota contou com a presença de diversos personagens da história e das lendas de São Luís, como Ana Jansen, Manguda e o Touro Encantado (lendas populares do Maranhão) e até mesmo o Barão e a Baronesa de Grajaú. Todos eles aparecem em pontos estratégicos do passeio, que seguiu ao som de muita música. Nesta edição, a cantora Tássia Campos se apresentou ao lado da banda que acompanha o evento.

O carioca Gustavo Andrade acompanhou o passeio e se surpreendeu com as histórias dos casarões e das ruas do Centro Histórico. "É incrível imaginar como as pessoas viviam aqui no passado... Ver os personagens e imaginar que, de fato, a sociedade era mais ou menos como a gente estudou. É lindo esse passeio!", disse.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem