agencia

Notícias

Quinta-feira, 08/11/2018 - 14h59

Mostra de Talentos da Prefeitura apresenta trabalhos artísticos realizados por idosos do Caisi

O evento, que ocorreu na Casa do Maranhão nesta quinta-feira (8), reuniu idosos que puderam apresentar ao público seus talentos nas áreas da dança, canto e artesanato em iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Trabalhos manuais foram um dos destaques da Mostra de Talentos do CaisiArtesanato, gastronomia, teatro, dança, música, entre outras formas de expressões artísticas marcaram a quarta edição da Mostra de Talentos do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), da Prefeitura de São Luís, realizada nesta quinta-feira (8), na Casa do Maranhão, no Centro Histórico da capital. Na exposição, idosos atendidos pela instituição puderam expor seus talentos artísticos e, ainda, participar de palestras e apresentações musicais, de dança e de canto coral. A ação integra a política de valorização da pessoa idosa implantada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, destacou a importância da iniciativa para a promoção de ações que visem à saúde emocional, intelectual e física dos idosos. "A Mostra de Talentos é mais um espaço criado com o objetivo de evidenciar o talento de nossos idosos e promover momentos saudáveis de vivência social. Além de tirá-los da ociosidade, o evento tem como propósito valorizar e estimular as diversas práticas artísticas desenvolvidas por esse público que tem muito a mostrar e a ensinar às novas gerações", observou Lula Fylho.

Mais de 40 idosos participaram da mostra expondo produtos artesanais diversos, como peças em crochê e bordados; objetos funcionais e decorativos feitos com diferentes matérias primas; tapeçaria, pintura em tecido, além de declamação de poesias e mostra de comidas típicas regionais. Todos os produtos apresentados no evento estavam à venda.

A programação conta ainda com atrações culturais, como a apresentação musical do grupo de dança Fios de Prata; rodas de carimbó, apresentação dos corais Vozes do Tempo, da Unabi e da Uema. Ainda entre as atividades da mostra foi realiza palestra ministrada pelo personagem 'Cidadão Limpeza" sobre descarte correto de resíduo e sustentabilidade. O evento encerrou com show do artista maranhense Gabriel Melônio.

A quarta edição da Mostra de Talentos do Caisi tem como tema 'A Arte a Caminho da Sustentabilidade'. "O evento tem como foco apresentar à população os resultados do trabalho desenvolvido no Caisi e dar maior visibilidade às artes produzidas pelos idosos. Além disso, também queremos que a sociedade conheça um pouco mais a instituição e o trabalho que nela desenvolvemos", afirmou o diretor geral do Caisi, Paulo França.

Os idosos que participam da mostra integram as atividades do Caisi nas áreas de arteterapia e musicoterapia, como a aposentada Ivonete Campelo, 72 anos. Na mostra, ela apresentou alguns de seus mais belos trabalhos confeccionados em crochê e ponto cruz, como toalhas, tapetes, panos de pratos, entre outros produtos. "Considero a mostra um importante momento de valorização da nossa arte e de valorização dos produtos que confeccionamos com tanta dedicação e carinho. Isso nos dá vivacidade e alegria", ressaltou Ivonete Campelo.

A também aposentada Clemência Santos, 65 anos, corrobora com o mesmo pensamento. "A mostra é uma oportunidade a mais que temos para apresentarmos e vendermos o que de melhor produzimos. Além disso, o evento é um grande encontro entre todos os integrantes da instituição, onde poderemos cantar, dançar e conversar", disse ela. Integrantes da Universidade Aberta da Terceira Idade/Unabi, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) também participam da mostra.

ATENÇÃO AO IDOSO

São mais de 18 mil idosos cadastrados no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), com média de 13 mil atendimentos por mês, sendo individual e em grupos. Os idosos contam com a assistência prestada através de grupos de convivência sobre saúde do homem, hidroginástica, artes manuais, pilates, coral, dança e terapia familiar.

O centro oferece também serviços especializados na área de saúde – consultas médicas em geriatria, educação física, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, serviço social, além dos grupos terapêuticos (arteterapia, memória, convivência e outros).

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem