agencia

Notícias

Terça-feira, 13/11/2018 - 15h01

Programa da Prefeitura, Dançando nos Bairros realiza atividade alusiva à campanha Novembro Azul

Aula reuniu integrantes do programa implantado na gestão do prefeito Edivaldo; vestidos de azul eles chamaram a atenção da sociedade para o combate ao câncer de próstata

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Alunos do Dançando nos Bairros se vestiram de azul para a campanha que combate o câncer de próstataAtividades físicas, dança e muita diversão, mas também atenção com a saúde. Foi isto que motivou os alunos do programa Dançando nos Bairros, da Prefeitura de São Luís, coordenado pela Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel) e implantado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, a participarem, nesta segunda-feira (12), de um momento espacial da programação que fez referência ao Novembro Azul. Vestidos com a cor da campanha nacional, os integrantes chamaram a atenção da sociedade para a importância do combate ao câncer de próstata. 

Centenas de pessoas se reuniram na quadra esportiva do 6° Batalhão da Polícia Militar, na Cidade Operária, e mostraram que além de se preocuparem com sua saúde, também buscam chamar a atenção para este que é, atualmente, um dos grandes causadores de morte entre os homens em todo o mundo.

"A Prefeitura de São Luís, na gestão do prefeito Edivaldo, leva, através da dança, qualidade de vida para a população ludovicense. Com este programa pudemos observar que muitas pessoas que estavam sedentárias dentro de suas casas, sem oportunidades para praticarem atividades físicas, hoje podem fazer isso. O sucesso é tão grande que, em menos de um ano de atividades do programa, já atingimos a marca de mil alunos", destacou o secretário municipal de Desporto e Lazer, Rommeo Amin.

As atividades alusivas à saúde pública são sempre um motivo para a mobilização entre os integrantes do Dançando nos Bairros. Em outubro, estes mesmos alunos se vestiram de rosa, para celebrar o Outubro Rosa, que tem como objetivo fazer referência ao combate contra o câncer de mama. Outros grupos deste mesmo programa já realizaram ou realizarão atividade semelhante.

"Claro que temos o objetivo de nos divertir aqui. Mas também temos a preocupação de atentar para problemas como esses. E nada mais oportuno do que vir todos nós vestidos de azul para celebrar o Novembro Azul. Atitudes como a nossa fazem com que as pessoas possam ter mais atenção em relação a isso", destacou a técnica em Radiologia Josenilde de Oliveira Andrade, 53 anos.

Atualmente, o programa Dançando nos Bairros possui 13 turmas nos bairros Vila Embratel, Vila Bacanga, Gapara, Camboa, Cidade Operária, Médice, Ipase de Baixo, Ipase de Cima, Primavera, Bom Milagre, Cohafuma, Vinhais e Monte Castelo.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem