agencia

Notícias

Sábado, 17/11/2018 - 11h24

Prefeitura de São Luis avança com capacitações do Programa de Valorização do Servidor

Nos meses de novembro e dezembro, gestão do prefeito Edivaldo oferece diversos cursos a partir de demandas específicas das secretarias municipais; objetivo é prestar um serviço cada vez mais qualificado à população

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Servidores da Prefeitura de São Luis que receberam capacitações do Programa de Valorização do ServidorA Prefeitura de São Luís está realizando uma programação diversificada de cursos durante os meses de novembro e dezembro para os servidores municipais. As capacitações fazem parte do Programa de Valorização do Servidor Público Municipal, criado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e têm como objetivo melhorar cada vez mais os serviços prestados pelos servidores do município à população da capital. Os cursos serão oferecidos pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) por meio da Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem).

"As capacitações visam atender demandas especificas dos órgãos ou secretarias, no tocante ao aprimoramento contínuo do quadro de recursos humanos da administração pública municipal atendendo às necessidades de reciclagem permanente, bem como a plena satisfação dos cidadãos que buscam atendimento no serviço público", ressaltou a diretora da Eggem, Maria Eugênia Branco.

Entre os cursos que estão em andamento está o de Fiscalização Ambiental, destinado aos Guardas Municipais de São Luís, cujo o objetivo principal é capacitar Guardas Municipais do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) para atuar em atividades de fiscalização ambiental em cumprimento à Legislação Ambiental e Sanitária. O curso será concluído de 11 de dezembro. 

Os procedimentos metodológicos utilizados durante a realização do curso, uma demanda específica da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), são aulas expositivas e interativas; discussões em sala de aula, estudos de caso para melhor fixação do assunto; avaliação do conteúdo abordado e sua contribuição para a aplicabilidade prática no ambiente de trabalho.

SHANTALA

Outra demanda especifica, esta concluída com êxito, foi o curso de Shantala, demanda da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que visou ensinar a prática da massagem Shantala como método terapêutico para o uso no contexto hospitalar. O curso teve carga horária total de 20 horas e foi destinado para a equipe multiprofissional do Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I.

Participaram terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos. O curso teve como objetivo abordar com olhar clínico e diagnóstico situacional o uso da Shantala em diferentes condições clínicas pediátricas e realizar práticas terapêuticas no contexto hospitalar.

CRONOGRAMA

A Prefeitura mantém o cronograma de capacitações oportunizando aos servidores o aprendizado em áreas de interesse e que agregam ao trabalho que desempenham. Durante os meses de novembro e dezembro outros cursos estão sendo oferecidos tais como: Gestão e Liderança para Diretores de Unidades, destinados aos Gestores de Unidades de Saúde da Prefeitura Municipal de São Luís (em andamento); Libras Avançado (em andamento), para Agentes Comunitários de Saúde; oficina Humanização das Rotinas e Práticas dos Profissionais do Samu, para condutores e técnicos de enfermagem de Ambulância Tipo A responsáveis pelo transporte Inter-hospitalar de pacientes clinicamente estáveis; Reiki – Prática Integrativa Complementar, para a equipe multiprofissional do Hospital Municipal Djalma Marques; e o encontro temático Ética Pessoal e Profissional, para motoristas da Blitz Urbana.

A Escola de Governo e Gestão Municipal integra a estrutura administrativa da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento e atua com diversos programas e projetos que procuram atender às necessidades de reciclagem permanente e de aprendizagem dos servidores públicos do município.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem