agencia

Notícias

Quarta-feira, 05/12/2018 - 18h13

Prefeitura, Rede de Educação Integral e parceiros realizam seminário sobre caminhos da educação

Evento "Tecendo Redes para o Fortalecimento da Educação Integral em São Luís" reuniu mais de 350 pessoas, entre técnicos, assistentes e orientadores sociais, monitores, gestores, professores e coordenadores pedagógicos para discutir os runos da educação integral

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 Rede de Educação Integral, Prefeitura e parceiros realizam seminário sobre caminhos da educação

Ao som de 'Maranhão, meu tesouro, meu torrão', toada de bumba-meu-boi eternizada na voz de Humberto Maracanã, o artista popular Guilherme Guimas fez a abertura do seminário "Tecendo Redes para o Fortalecimento da Educação Integral nos Territórios de São Luís". O evento, promovido pela Rede de Educação Integral (REI) em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias de Educação (Semed) e da Criança e Assistência Social (Semcas), aconteceu nesta quarta-feira (5,) no auditório da Faculdade Estácio, no Centro de São Luís. São também parceiros da Rede de Educação Integral na realização do seminário, o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds) e a Fundação Itaú Social.

O secretário Moacir Feitosa, titular da pasta da Educação no município de São Luís - presente à mesa de abertura - falou da grande tarefa de educar nos dias de hoje. "Temos que apresentar as nossas raízes, ao mesmo tempo em que precisamos conviver com tudo o que nos é desafiador em termos de tecnologia", discorreu. Moacir Feitosa foi enfático ao declarar que "Educação não existe sem cultura", citando alguns estudiosos que tratam do assunto, e lembrando ainda que "Educação é aquela que transforma, que traz mudanças".

Além do professor Moacir, participaram da mesa de abertura do seminário, Rodrigo Desterro, que representou a secretária Andréia Lauande (Semcas); José Claudio Barros, gerente de projetos em Educação e Cidadania do Cieds; e Maria Eliane Rego, representando a organização social Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória (do território Centro).

Mais de 350 pessoas, entre técnicos da Semed, assistentes e orientadores sociais, monitores do Programa Mais Educação (Semed), técnicos do Cieds, e gestores, professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de educação de São Luís participaram do seminário "Tecendo Redes para o Fortalecimento da Educação Integral nos Territórios de São Luís". Com palestras, debates e relatos de experiências de territórios educativos, o evento teve início às 8h30 e foi encerrado às 17h30.

A professora Patrícia Caldas, coordenadora pedagógica do Programa Mais Educação pela Superintendência da Área de Ensino Fundamenta da Semed, deu início aos trabalhos. 

Em seguida, o palestrante da manhã, Beto Silva, psicopedagogo, mediador e multiplicador de leitura, falou sobre o tema "Educação Integral, território, articulação em rede e a atual conjuntura política e social". A discussão teve como objetivo refletir os caminhos da Educação Integral no atual contexto político, bem como pensar na articulação dos diversos atores e instituições na construção de redes que se corresponsabilizem pelo desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens no território educativo em São Luís.

O gestor Aquiles Berrêdo, da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria de Jesus Carvalho (creche localizada na Camboa), falou da importância do seminário na medida em que "abre ainda mais o diálogo entre os entes públicos, entidades filantrópicas, e demais instituições representativas da sociedade civil na perspectiva de fortalecer a Educação Integral no município de São Luís". Após os relatos de experiências de territórios educativos e um grande debate na parte da tarde, houve, no encerramento, a entrega dos certificados aos participantes e um coffee breack.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem