agencia

Notícias

Quinta-feira, 06/12/2018 - 09h15

Prefeitura comemora os 21 anos de São Luís como Patrimônio da Humanidade com Passeio Serenata

Evento que integra o Programa Revivia, criado na gestão do prefeito Edivaldo, ocorreu na noite desta quarta-feira (5) em alusão ao título concedido pela Unesco à capital; centenas de pessoas participaram do passeio pelas ruas do Centro Histórico

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo e primeira-dama, Camila Holanda, participaram do evento realizado no Centro Histórico da capital A edição da última quarta-feira (5) do Passeio Serenata pelas ruas do Centro Histórico foi especial ao fazer um tributo aos 21 anos do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido à São Luís pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Ao lado da população e de turistas, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e a primeira-dama Camila Holanda, acompanharam as homenagens à Ilha do Amor feitas por meio de encenação teatral e músicas de louvação à capital.

Um verdadeiro teatro a céu aberto foi montado no largo da Praça Dom Pedro II e ruas da Praia Grande, atores da companhia Tramando Teatro apresentaram personalidades marcantes na história de São Luís, como religiosos, poetas, empresários e pessoas de prestígio na sociedade ludovicense no passado. Após as intervenções artísticas, os acompanhantes da Serenata eram convidados a acompanhar músicas que homenageavam a beleza da cidade, como o hino da cidade "Louvação a São Luís", "Ilha Magnética", a toada "Se Não Existisse o Sol", do Boi da Maioba e outras, todas executadas com alegria e talento pelos músicos Arlindo Pipiu (violão), Eliézio (acordeon), Carlos Chinês (percussão) e Lazico (pandeiro), e a cantora maranhense Tássia Campos.

"O Passeio Serenata já se tornou uma tradição entre a população e este tem um significado especial por comemorar os 21 anos de São Luís como Patrimônio da Humanidade. Para a nossa gestão é uma alegria podermos festejar esta data com tanto a comemorar já que estamos, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entregando obras importantes para a nossa capital e sua população a exemplo do Complexo Deodoro que será um presente de Natal para São Luis e para o seu povo", frisou o prefeito. "Isto soma-se às ações de valorização do nosso Centro Histórico. O Passeio Serenata, Sarau Histórico e o Roteiro Reggae compõem o Programa Reviva que traz as pessoas de volta para o Centro Histórico, dando oportunidade para os turistas que visitam a cidade e também para quem mora em São Luís de participar de um momento tão especial", completou Edivaldo.

 

Realizado pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), o passeio teve início na Praça Benedito Leite, onde turistas e ludovicences dividiam as atenções entre as serenatas e a decoração natalina. Mesmo com a presença de uma fina chuva, as pessoas não se desmobilizaram da atividade do Programa Reviva, que tem levando um público considerável ao Centro Histórico da cidade.

A programação do Reviva tem como cenário a região do Centro Histórico que recebe importantes investimentos em obras de requalificação executadas pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís. A reforma das praças Benedito Leite,  Deodoro e Pantheon, alamedas Silva Maia e Gomes de Castro e a Rua Grande, espaços simbólicos e de grande representatividade para a população e que contam séculos de história da cidade, são algumas dessas obras. O Complexo Deodoro está com obras em finalização e tem data prevista para ser entregue, 18 de dezembro.

O casal de aposentados Lucineide e Benedito Araújo, participou do passeio pela primeira vez e disseram estarem maravilhados com a atividade. "Estou muito emocionada com o passeio. Cada informação, cada detalhe dos casarões, isso toca muito a gente. Aumenta o nosso amor e a vontade de que essa beleza toda do patrimônio cultural permaneça para as próximas gerações. A Prefeitura está de parabéns. Desejo participar das próximas edições e também vou convidar mais amigos e parentes para se juntarem à nós nesse momento", afirmou Lucineide Araújo.

Emoção idêntica sentiu a auxiliar administrativa, Igeysa Nogueira Pinto, que fez questão de falar pessoalmente com o prefeito Edivaldo e elogiar a iniciativa. "É a segunda vez que venho no passeio e estou com a mesma sensação da primeira vez: orgulho de ser ludovicence. Ações como essa, nós fazem sentir isso. É prazeroso saber que temos uma cidade tão linda e rica de história, que cada local do Centro Histórico guarda informações maravilhosas. Isso desperta na gente só bons sentimentos", aprovou a maranhense.

PERSONALIDADES

Sempre presente nas edições da Serenata, a secretária Municipal de Turismo, Socorro Araújo, conta que foi pensada uma programação especial para o Passeio Serenata por conta da celebração dos 21 anos do título de Patrimônio Cultural da Humanidade de São Luís. "Escolhemos personagens que tem relação com esse traçado urbano da cidade que, foi justamente por causa dele que nossa capital conquistou essa qualificação, o que é uma forma de manter vivo o passado na memória das pessoas, estimulando uma valorização de tudo o que representa o Centro Histórico, porque acreditamos na máxima que diz que a gente valoriza o que conhecemos", destacou a gestora.

Além de turistas de estados como São Paulo e Ceará, essa última edição do Passeio Serenata também contou com a participação da visitante Ana Maria Sousa Santos, do município maranhense de Arari, professora do ensino fundamental, ela revelou que vai recomendar a atividade para os alunos. "É lindo ver como a estão enaltecendo a nossa capital. Cada pedacinho percorrido nos traz à lembrança um passado que faz toda a diferença no que é São Luís hoje", afirmou.

Usando bengalas de alumínio por conta de um acidente, a professora Ana Maria Sousa também elogiou os acessos e a conservação do circuito de ruas que fazem parte do Passeio Serenata. "Em relação à mobilidade, foi fácil fazer parte da caminhada, pois é feita de forma organizada, devagar, há paradas para ouvir as informações e tudo ajuda a gente não se cansar. Não encontrei nenhuma dificuldade para me locomover", declarou.

PROGRAMA REVIVA

O Programa Reviva tem colaborado de maneira marcante para divulgação da cidade, sua cultura e história com três atividades marcantes: Passeio Serenata, Sarau Histórico e Roteiro Reggae. Com estas atividades o Centro Histórico de São Luís passou a receber um volume de turistas cada vez mais crescente, assim como também tem atraído os maranhenses para dar importância à sua história e cultura.

Reforçando ainda mais a valorização do Centro Histórico, a Prefeitura de São luís realiza, aos domingos, desde junho de 2017, o programa Feirinha de São Luís, destacado pelo Prêmio Sebrae 2018, como vencedor da etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem