agencia

Notícias

Sábado, 09/11/2013 - 09h23

Centro de Artes e Esportes no Coroado vai beneficiar seis mil pessoas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Engenheiro Deoclides de Sousa Lopes explica andamento da obra do Centro de Artes e Esportes Unificados do CoroadoA Prefeitura de São Luís intensificou as obras do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro do Coroado. A expectativa é que o CEU beneficiará cerca de seis mil pessoas. O projeto padrão do Ministério da Cultura (MinC), financiado pela Caixa Econômica Federal em parceria com o governo municipal, exigiu modificações no tipo de fundação utilizado na edificação dos equipamentos.

O Centro faz parte do elenco de obras do programa Avança São Luís, lançado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior, ao mesmo tempo em que se constitui em uma área de lazer que contribuirá na resolução do problema das inundações no bairro. A obra contemplará ainda oito bairros do entorno: João Paulo, Filipinho, Redenção, Jordoa, Pindorama, Parque dos Nobres, Parque Timbiras e Coroadinho.

O prazo de execução das obras é de oito meses. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em maio do próximo ano. O valor final da obra é de R$ 4,5 milhões, considerando o valor aditivado.

Segundo o coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Roberto Souza, houve acrescimento de serviços e consequente aditivo no valor inicial da obra. Porém, o projeto em São Luís se difere do restante do país por tem uma extensão maior que os demais projetos-piloto. Na capital do Maranhão, o Centro terá área total de 12 mil metros quadrados, quando o padrão do Minc é de sete mil m².

"Teremos todos os equipamentos previstos no projeto padrão, ou seja, centro cultural, quadra poliesportiva e pista de skate, sendo que área urbanizada será muito maior que a recomendada pelo Ministério da Cultura", explica Roberto Souza.

No meio desta semana, a construtora Gomes Sodré deverá dar início à aplicação de concreto. A mudança de concepção exigiu que a empresa dispensasse soluções incompatíveis para a área como a utilização de estacas. "Se colocássemos estacas nas construções correríamos o risco de elevar ainda mais o preço da obra, pois com certeza as casas do entorno da praça apresentariam problemas estruturais", esclarece o engenheiro Deoclides de Sousa Lopes.

O terreno onde está sendo construído o Centro de Artes e Esportes Unificados está localizado em uma antiga área de pântano, utilizada pelos moradores da redondeza como lixão. "Antes de começarmos a obra foi detectado o problema do solo", afirma o engenheiro.

Por conta disso, a empresa teve que paralisar a obra e buscar soluções técnicas adequadas. A solução de engenharia encontrada pela construtora foi utilizar o método de radier protendido, um tipo de fundição que dispensa o bate-estaca e permite um ritmo maior na construção.

Segundo Deoclides de Sousa, os equipamentos como centro cultural e quadra com arquibancada de concreto serão os primeiros a ser erguidos para logo em seguida ter início os serviços de urbanização da área.

Paralelamente à execução da obra, a Prefeitura de São Luís está preparando o termo de referência que permitirá a licitação para aquisição dos equipamentos internos. A licitação será realizada em conjunto pela Semosp com acompanhamento técnico da Secretaria de Desporto e Lazer (Semdel).

"A determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior é que após a entrega da obra haja a continuidade no atendimento pela Prefeitura com oferta de cursos e uma grande programação regular. Para isso será criada uma unidade gestora com participação da secretaria da Criança e Assistência Social; Semdel; secretaria de Projetos Especiais; Secretaria de Segurança Cidadã e Semosp", adianta Roberto Sousa.

Como será o Centro Esportivo Unificado CEU do Coroado

Centro cultural com auditório/cine-teatro para 120 lugares

Praça de eventos

Salas de exposições

Espaço para cursos e oficinas

Centro de Referência em Assistência Social, CRAS

Quadra Poliesportiva coberta

Pista de Skate

Playground

Área para jogos de tabuleiro

Área para caminhadas