agencia

Notícias

Sexta-feira, 21/12/2018 - 14h51

Primeira etapa da requalificação da Rua Grande e todo Complexo Deodoro serão entregues neste sábado

As obras foram executadas pelo Iphan, em parceria com a Prefeitura de São Luís; com a conclusão dos serviços o Centro da capital ganhou espaços com nova estrutura urbanística, deixando a área mais aprazível para moradores e turistas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 

As obras fazem parte do projeto de requalificação urbanística executado por meio do PAC Cidades Históricas

A primeira etapa da Rua Grande e toda a obra do Complexo Deodoro serão entregues à população neste sábado (22), às 17h30. As obras fazem parte do projeto de requalificação urbanística da região executado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio do PAC Cidades Históricas. O espaço que será entregue compreende as praças Deodoro e Panteon, as Alamedas Gomes de Castro e Silva Maia e as quatro primeiras quadras da Rua Grande. Com a conclusão dos serviços o Centro da capital  maranhense ganha espaços com nova estrutura urbanística, deixando a área central mais aprazível para moradores e turistas.  

Participam da entrega os ministros Sérgio Sá Leitão (Cultura) e Carlos Marun (Secretaria de Governo); a presidente do Iphan, Kátia Bogéa; o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary; o governador Flávio Dino, o prefeito Edivaldo Holanda Junior e o diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida; entre outras autoridades locais.

"É com muita alegria que, junto com o Iphan, entregaremos à população, como presente de Natal, as obras de requalificação das primeiras quadras da Rua Grande e o Complexo Deodoro. É um grande avanço na requalificação do maior centro comercial de São Luís, cujas intervenções realizadas pelo Iphan, em parceria com a Prefeitura, têm impacto positivo no comércio da região, na geração de emprego e renda e na melhoria do espaço público, idealizado para garantir mais facilidade para a circulação na área e maior acessibilidade a pessoas com deficiência", afirmou o prefeito Edivaldo destacando ainda a importância do Complexo Deodoro, que imprimiu mais beleza ao local que tem uma importância social e histórica para a cidade.     

As áreas concluídas estão com novo reordenamento do espaço urbano, contemplando pedestres e possibilitando maior interação social. "A parceria celebrada entre o Iphan e a Prefeitura tem sido fundamental para somarmos esforços na restauração desse espaço tão importante e emblemático para São Luís, que é a Rua Grande e o Complexo Deodoro. Os serviços em toda a área estão dentro do cronograma previsto e avançando com celeridade, na Rua Grande, nas demais quadras da via, que também ganharão o mesmo tratamento das que estão sendo entregues", ressaltou o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary.

Ainda conforme Itapary, a execução segmentada por trechos na Rua Grande visa gerar o menor impacto possível para os comerciantes e transeuntes da via. Para o trabalho nas quadras foram adotadas medidas de segurança para redução de riscos provocados pela obra, entre elas está a fixação dos tapumes mais próximo da pista, no sentido de permitir corredores mais largos, facilitando a passagem dos transeuntes e reduzindo os conflitos com as atividades comerciais do espaço.

Na Rua Grande - que recebe um movimento diário de 100 mil pessoas em dias normais e 150 mil pessoas em períodos festivos como o Natal - o trecho compreendido entre o Canto da Viração e a esquina da Travessa São Pantaleão será entregue à população com novo piso de bloquete intertravado; sistema de esgotamento sanitário, obras de drenagem profunda, instalação elétrica subterrânea, novo posteamento de iluminação pública, entre outros serviços que conferiram ao espaço mais beleza e qualidade ao passeio público do maior centro de comércio popular da capital.

O projeto de requalificação da Rua Grande inclui embutimento total da fiação telefônica e elétrica, esgotamento sanitário, drenagem fluvial, novos equipamentos urbanos, novo piso e pontos de acessibilidade, reduzindo barreiras físicas e melhorando o acesso de pedestres. O projeto contempla ainda pavimentação com nivelamento das vias, instalação de novo mobiliário urbano, entre eles bancos e lixeiras; nova rede de iluminação pública, além de sinalização viária e turística.

Com a primeira etapa da obra concluída, o aspecto urbanístico apresentado na área já dá uma mostra de como ficará a revitalização do logradouro após a finalização dos serviços em toda a via. As mudanças na Rua Grande já podem ser observadas pela população que procura àquele centro comercial para as compras de natal, como o autônomo Hugo Inojosa, 35 anos. "Percebemos que as pessoas já estão voltando a frequentar a Rua Grande, pois muitos deixaram de fazer suas compras aqui por conta da falta de estrutura da via. Mas, agora, a rua está ficando linda, assim com as praças Deodoro e Pantheon também. Sem dúvida, a reforma do espaço foi um grande benefício para a população, que também precisa fazer sua parte agora cuidando melhor do bem que é de todos nós", disse Hugo.

A doméstica Dalva Maria Pinheiro, 29 anos, disse que sempre faz suas compras na Rua Grande e por isso sabe bem os benefícios que os serviços na via vão proporcionar à população. "Pelo trecho concluído já conseguimos ter uma ideia de como a Rua Grande vai ficar linda após a conclusão da obra. Com o piso mais plano ficou bem melhor para as pessoas transitarem pela rua e fazer suas compras com mais tranquilidade", disse ela.

COMPLEXO DEODORO

Com 100% dos serviços concluídos, a Prefeitura e o Iphan inauguram também neste sábado a revitalização urbanística do Complexo Deodoro, que contempla as obras de reforma das praças Deodoro e do Panteon, além das alamedas Gomes de Castro e Silva Maia. 

Na Praça Panteon os serviços contemplaram a colocação de nova pavimentação em concreto lapidado, renovando todo o piso; colocação de granito na área central e de grama nas áreas de canteiro, instalação de caramanchões para proporcionar beleza e sombreamento aos ambientes, novo mobiliário urbano, entre outros elementos urbanísticos e arquitetônicos como três conjuntos de caramanchões. O espaço ganhou ainda novo mobiliário urbano, com bancos e lixeira; e nova configuração da iluminação pública, com a utilização de luminárias mais eficientes.

Outro grande destaque na nova configuração do Complexo Deodoro foi o retorno dos bustos de grandes personalidades das artes e letras do Maranhão à Praça Panteon. Por 11 anos, eles haviam sido armazenados no Museu Histórico e Artístico do Maranhão e agora foram higienizados e restaurados para retomar seu local de destaque, em frente à Biblioteca Benedito Leite.

Na Praça Deodoro, o piso antigo foi retirado para colocação de nova pavimentação. O logradouro também ganhou novos banheiros públicos, bancos de pedras lioz, áreas para recebimento de atividades diversas e de fiscalização; canteiros ajardinados, nova iluminação pública, entre outros elementos arquitetônicos. No espaço, mobiliários novos, 38 luminárias, bancos com design diferenciado, caramanchões, grama nova, além de centro administrativo e dois salões para blitz e policiamento de área.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem