agencia

Notícias

Sábado, 22/12/2018 - 09h07

Cantata Mil Vozes de Natal da Prefeitura encanta e emociona público em apresentação na Pedro II

A cantata, formada por mil alunos da rede municipal atraiu grande público; prefeito Edivaldo e a primeira-dama, Camila Holanda, prestigiaram a programação da noite que também contou com a apresentação das crianças do Dançando e Educando

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Cantata Mil Vozes de Natal marcam programação de Natal da Prefeitura de São LuisVozes em formação, mas harmonizadas; pequenas mãos com gestos infantis e músicas que falam sobre esperança, amor, paz e o espírito de solidariedade, sentimentos tão característicos dessa época do ano, emocionaram os presentes noite da última sexta-feira (21) na Praça Pedro II. Nas escadarias da Igreja da Sé, o Coral "Mil Vozes De Natal", formado por mil estudantes de escolas públicas do município, participou da cantata realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Educação e Cultura. O evento que tomou conta de toda a Vila Natalina, montada entre as praças Benedito Leite e Dom Pedro II, também contou com a apresentação das crianças do programa Dançando e Educando.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior, acompanhado da primeira-dama Camila Holanda e das duas filhas, prestigiou a programação da noite que também contou com as presenças do vice-prefeito Júlio Pinheiro e de secretários municipais, entre eles Socorro Araújo (Turismo), Moacir Feitosa (Educação) e Marlon Botão (Cultura), professores da rede pública municipal, familiares dos estudantes, além do público cativo desse período natalino no Centro Histórico formado por famílias inteiras de ludovicenses e turistas que visitam a cidade. 

"O mês de dezembro chegou e com ele a programação natalina e hoje estamos aqui participando desse momento especial, com apresentação de crianças da rede municipal fazendo parte de um coral e de um corpo de ballet, que revelam talentos que existem nas escolas municipais. Iniciativas como esta nos revela que destinos podem ser transformado por meio da arte", destacou o prefeito Edivaldo, que acompanhou o espetáculo ao lado das duas filhas e da primeira-dama, Camila Holanda.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, entende que a participação das crianças na cantata favorece a autoestima e as motivam a continuar na escola, despertando o interesse pela cultura e pela arte. "Eles aprendem muito rápido e demonstram harmonia na musicalidade aprendida nas aulas do coral. Fico imaginando se esses alunos tivessem mais tempo no projeto, o quão desenvolvidos não estariam. Nossa meta para o próximo ano é que cheguemos perto de 1.500 participantes no Mil Vozes De Natal", almeja o gestor.

Com programação em formato ampliado, a Cantada da Prefeitura também contou com a participação de músicos maranhenses. "É um evento que faz parte do calendário permanente da cidade. Por meio da participação dos estudantes, estamos ajudado na promoção de políticas públicas culturais e de educação desses meninos e meninas. Nos projetos Mil Vozes De Natal e Dançando e Educando, eles têm a oportunidade de um contato maior com a arte e ainda envolvem suas famílias nessa descoberta. O prefeito Edivaldo tem sido muito feliz na execução desses projetos, o que reflete diretamente na autoestima da população", pontuou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

PARTICIPAÇÃO

O Coral "Mil Vozes de Natal", reuniu estudantes da U.E.B Esperança do Amanhã, U.E.B. Rubem Teixeira Goulart, U.E.B. Drª Maria Alice Coutinho e os anexos José Sarney e Luiz Pinho. A apresentação também contou com solistas infantis da Escola Municipal de Música de São Luís. "Foram quase dois meses de ensaios e a empolgação com a apresentação só foi aumentando à medida do tempo. Nós já tínhamos participado da cantada com a educação infantil e neste ano, fomos surpreendidos positivamente com a presença também do ensino fundamental", revelou a coordenadora da escola Esperança do Amanhã, Francinete Pereira Araújo Rodrigues.

O estudante João Guilherme da Silva Cardoso, 8 anos, da escola Maria Alice Coutinho, antes da iniciar a cantata, contou que já havia feito parte de um elenco de ópera, mas em nada se comparava com a participação dele no coral. "A emoção está tão forte que tirou até o medo da gente se apresentar para tantas pessoas. Estou contente por estar aqui e tenho certeza que meus pais também", disse.

A dona de casa, Kelly Pinheiro Dantas, mãe das estudantes Rebeca e Yasmim, chegou com antecedência às escadarias da Sé para não perder um só instante da apresentação das filhas. "O pai delas não pode vir porque não foi liberado do trabalho, mas eu amo acompanhar as meninas. Acho que as crianças cantaram lindamente as canções. Vi que muitas pessoas ficaram emocionadas e umas até choraram com as letras. Foi lindo", declarou.

DANÇANDO E EDUCANDO

Após o encerramento das músicas do coral, o público contemplou a chegada do Papai Noel e uma chuva de papel brilhante picado, os pedaços foram lançados por meio de canhões colocados nas duas laterais da igreja. Logo em seguida, as pessoas foram convidas a se deslocarem até a fachada da Prefeitura para um palco montado onde ocorreu a apresentação da cantora lírica Maria Itskovich‬ e do espetáculo de ballet "Planeta Azul", do programa Dançando e Educando, idealizado pela primeira-dama Camila Holanda.

Por meio de passos do ballet clássico, as estudantes de escolas da rede municipal de ensino presentearam o público com um espetáculo voltado à questão ambiental de mares e oceanos e a importância de preservá-los contra a poluição dos dias atuais. As bailarinas representaram figuras do mar como tartarugas, corais, cavalo marinho, estrela do mar, pérolas, golfinhos, águas vivas, moreias, lulas, arraias. O figurino e sapatilhas utilizados foram doados pela Prefeitura por meio do programa.

"Ainda não tinha vivido um momento tão especial de Natal como neste ano. A programação está maravilhosa. Hoje me emocionei muito com o coral das crianças, fiquei pensando na história de vida de cada uma, de como deve ser a vida delas e como essa experiência deles cantando na Sé deve ficar na memória por muitos e muitos anos. A Prefeitura está de parabéns. Amei tudo", afirmou a aposentada Maria Augusta Dantas Silva.

LAPINHA NATALINA

Outro momento de forte sentimento na plateia ocorreu durante a apresentação do grupo Grupo SLZ de Rosana Fernandes Produções, com o show Lapinha Natalina. O ápice da apresentação foi a execução da música Aleluia (Hallelujah), com versão em português, que foi acompanhada pelas vozes do público presente.

A encenação contou com as presenças de Gabriel Melônio, Davidson Dias, Guilherme Guimas, Heriverton Nunes, Luana Lopes e Eduarda Saraiva. O elenco do grupo é formado por Domingos Tourinho, Elaine Melônio, James Louzeiro, Josimael Caldas, Maxlow Furtado, TJ Soares, Isa Everton, Ivonir Araújo, Gilberto Goiactman, Raimundo Reis e Allynne Ribeiro, com acompanhamento da Orquestra de Violões e Regente Roberto Froes.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem