agencia

Notícias

Domingo, 23/12/2018 - 11h44

Crianças do Dançando e Educando apresentam espetáculo de ballet em programação natalina

As meninas levaram ao palco uma mostra do espetáculo Planeta Azul, que sensibiliza para a preservação da natureza e espécies marinhas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

O programa, iniciativa da Prefeitura de São Luís, coordenado pela primeira-dama Camila Holanda, proporciona o ensino do ballet clássico a estudantes da rede pública municipal

Emoção e beleza na apresentação das crianças do programa Dançando e Educando, durante a programação do Natal de Todos, promovido pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, na noite deste sábado (22), na Praça Benedito Leite, Centro Histórico da capital. As meninas levaram ao palco uma mostra do espetáculo Planeta Azul, que sensibiliza para a preservação da natureza e espécies marinhas. O programa, iniciativa da Prefeitura de São Luís, coordenado pela primeira-dama Camila Holanda, proporciona o ensino do ballet clássico a estudantes da rede pública municipal.

Nos passos firmes e ao mesmo tempo delicados, as pequenas bailarinas deixaram o atento ao momento especial. Esta é mais uma das aparições do grupo de ballet integrando as atividades natalinas promovidas em parceria Governo do Estado e Prefeitura. "Ficamos muito satisfeitos com a acolhida do público ao programa Dançando e Educando, que vem prestigiar o talentos destas meninas. É muito gratificante ver o desenvolvimento das alunas. É um trabalho de compromisso, de muito treino e persistência e o resultado podemos ver a cada apresentação", pontua a bailarina, coordenadora e professora da iniciativa, Debora Buhaten.

Para as meninas, uma oportunidade de mostrar o que aprenderam em dois anos de aulas do programa municipal. "Eu sempre me sinto muito entusiasmada e também nervosa nas apresentações, mas gosto bastante. Ver que as pessoas estão gostando e que a gente está mostrando para elas um bom espetáculo me deixa muito feliz", avalia a estudante Narah Lohanny Sousa, 13 anos.

Quem acompanhou a apresentação também aplaudiu o empenho e comprometimento das alunas. Acompanhado da esposa, filhos e amiga, Thiago Reis, prestigiou o evento e ficou surpreendido pelo que assistiu. Para ele, a programação está de parabéns. "Tudo muito bem feito, bem coordenado. O ballet das crianças emociona e foi colocado em um horário muito bom para as famílias acompanharem. Toda a programação muito bem escolhida, a organização e a segurança impecáveis. Estamos gostando muito dessa variedade de atrações", disse.O espetáculo Planeta Azul tem participação de alunas com idades entre quatro anos e 14 anos, representando 14 animais marinhos interpretados por meio do ballet clássico. São 14 coreografias para 14 personagens – tartaruga marinha, peixe palhaço, corais, cavalo marinho, estrela do mar, pérolas, golfinhos, águas vivas, moreias, lulas, arraias, águas (correntes marinhas), além de dois atos solo.

PROGRAMA INCLUSIVO

O programa Dançando e Educando favorece a inclusão social, por contribuir a formação educacional e cidadã e o desenvolvimento das crianças. Com as atividades, são contempladas cerca de 300 crianças de escolas da rede pública municipal. As aulas são realizadas na Creche Maria de Jesus Carvalho, pela bailarina Débora Buhatem e pela professora Milliane Moreira. A ação é executada há dois anos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e conta com a parceria das secretarias municipais de Saúde (Semus), Criança e Assistência Social (Semcas) e Segurança Alimentar (Semsa).

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem