agencia

Notícias

Quinta-feira, 27/12/2018 - 09h05

Prefeitura orienta pais e responsáveis sobre como proceder para realizar a matrícula online

Gestão do prefeito Edivaldo está ofertado um total de 15 mil vagas na rede municipal de ensino; inscrições devem ser feitas pela internet e em pontos de apoio que serão disponibilizados pela Prefeitura para quem não dispõe de computador com internet

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura orienta pais e responsáveis sobre como proceder para realizar a matrícula online
A melhoria do ensino público na capital é uma busca constante na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Além da qualificação de professores e colaboradores da educação, a administração municipal também investe na modernização do sistema de matriculas que a partir deste ano está sendo feito de forma online para todas as escolas da rede. Em 2017 o processo de inscrição online foi ofertado para algumas unidades de ensino. Para 2019, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed), vai ofertar 15 mil vagas, sendo seis mil para Educação Infantil, seis mil para Ensino Fundamental e três mil para Educação de Jovens e Adultos (EJA). A rematrícula para estudantes veteranos será automática na escola. A inscrição para o ingresso de novos alunos vai até o dia 1° de fevereiro do próximo ano.

O link da matrícula on line é o endereço eletrônico https://sislamema.caedufjf.net/sislamema/prematricula.faces?q=Xl9dvmpbyrw%3D. A matrícula online é uma das ações da política de educação municipal do programa Educar Mais, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, que também realiza diagnóstico da qualidade do ensino oferecido na rede pública municipal de São Luís com o objetivo de acompanhamento, monitoramento e tomada de decisões na área da educação.

O secretário de Educação, Moacir Feitosa, explica que pais e responsáveis devem fazer um cadastro e solicitar a matrícula através da pagina 'Pré-Matrícula no Sislame', cujo link está disponível no site saoluis.ma.gov.br. No ato da inscrição, os interessados devem informar dados pessoais e, obrigatoriamente, três opções de escolas e/ou anexos escolares que desejam matricular as crianças. A pessoa também poderá acrescentar duas opções facultativas. Logo depois, é gerado um número do protocolo para ser anotado e o comprovante de inscrição que poderá ser salvo ou impresso.

A análise dos cadastros será feita pela Comissão de Matrícula e a Coordenação de Informação e Estatística da Semed. Uma dica importante para os pais e responsáveis é que a confirmação da inscrição na pré-matrícula não garante a matrícula e as solicitações de vaga que extrapolarem o número das disponíveis, farão parte do Cadastro de Demanda para atendimento futuro.

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS

O resultado da pré-matrícula e a convocação para o comparecimento dos responsáveis nas escolas da rede municipal serão divulgados no dia 6 de fevereiro de 2019. Os nomes poderão ser acessados na lista de selecionados no site da Prefeitura. A Semed vai convocar os aprovados via e-mail, e estes terão que comparecer com os documentos necessários na Unidade de Educação Básica ou Anexo que foram selecionados no período de 7 a 12 de fevereiro de 2019.

Com a convocação da Prefeitura, os interessados em garantir uma vaga na rede de ensino municipal devem providenciar os documentos pessoais necessários para efetivar a matrícula, como cópias da Certidão de Nascimento ou Documento de Identidade do estudante, além de cópia do RG e CPF do responsável, duas fotos em tamanho 3x4 recentes, comprovante de residência legível e recente, ou declaração em casos de impossibilidade de comprovação por documentos oficiais; quem for beneficiário do programa Bolsa Família terá que apresentar documento que comprove e o NIS do responsável e da criança. Também é obrigatório apresentar cópia do Cartão de Vacina atualizado e o Histórico Escolar, para as etapas que solicitam a escolarização anterior.

LOCAIS DE APOIO

Sempre pensando na inclusão de todos, a gestão do prefeito Edivaldo também vai garantir que os pais ou responsáveis que não têm acesso à internet possam fazer a inscrição na Semed, no Edifício Trade Center, no São Francisco, em horário de expediente e nos locais de apoio que deverão ser divulgados a partir do dia 7 de janeiro do próximo ano. É bom que quem preencha o cadastro, mantenha atenção redobrada com as informações prestadas, pois o preenchimento incorreto ou omissão de informações poderá anular a inscrição.

Para que tudo transcorra de forma transparente, a Semed levará em consideração, na classificação dos cadastros, informações como: se o futuro aluno é portador de alguma deficiência; a proximidade da residência do estudante à U.E.B./Anexo pretendido e se o irmão do aluno já estuda na escola selecionada. Como critério de desempate para a mesma vaga, será observado se o estudante recebe Bolsa Família e quem tem a menor renda bruta mensal.

Para facilitar a vida dos pais ou responsáveis, principalmente daqueles que tiverem dúvidas sobre como proceder para realizar o cadastro, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação, disponibilizou o e-mail matricula.saoluis@gmail.com para que os interessados possam entrar em contato.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem