agencia

Notícias

Sexta-feira, 08/02/2019 - 13h04

Iniciada instalação de mobiliário urbano na Rua Grande em mais um avanço da obra

Os bancos são confeccionados em madeira tratada, com elementos em aço especial e servem para o descanso de quem frequenta o principal centro comercial da cidade; obras da Rua Grande são executadas pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Em reforma do Iphan e Prefeitura, Rua Grande vai receber quatro bancos por quadra Conjuntos de bancos que integram elementos do mobiliário urbano do projeto de revitalização da Rua Grande já começaram a ser instalados. O serviço faz parte de obra executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís e complementa a transformação que vem sendo realizada na via, espaço que abriga o maior centro comercial de São Luís. O trabalho vem sendo acompanhado e aprovado pelos consumidores e por quem trabalha na área.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior destacou a importância da obra. "Nossa cidade está ficando cada vez mais bonita. As obras do Complexo Deodoro e Rua Grande, executadas pelo Iphan em parceria com a Prefeitura, integram o conjunto de investimentos que estão sendo realizados em prol da população e pelo desenvolvimento da cidade", disse o prefeito.

De acordo com o projeto, são instalados em média quatro bancos por quadra. Os assentos são confeccionados em madeira tratada, com elementos em aço corten, muito utilizado na construção civil e que apresenta três vezes mais resistência à corrosão que o aço comum. Este tipo de aço pode desenvolver uma película de óxido protetora, que atua reduzindo o impacto dos agentes corrosivos presentes no meio ambiente, favorecendo a conservação dos bancos. Ainda fazem parte do mobiliário urbano definido para a área lixeiras, também desenvolvidas em aço, que estão em fase de fabricação.

O superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, destaca que o projeto visa favorecer os consumidores. "Além de favorecer a população, a obra visa fomentar o comércio na região, tornando-o ainda mais atrativo para os consumidores. O trabalho já apresenta resultados positivo e a conclusão da obra vai beneficiar ainda mais a população", ressaltou o superintendente.

Consumidores que frequentam a Rua Grande aprovaram a ideia. A aposentada Maria das Graças Costa, 69 anos, aproveitou a novidade para descansar com as netinhas. Na avaliação dela, uma boa ideia para quem vai regularmente ao maior centro comercial da cidade. "Achei bem interessante. A gente quando vem fazer compras sempre passa um pouco da hora, entra em mais lojas que o programado e com essa opção dá para descansar as pernas. Eu gostei, as meninas também e acredito que todo mundo que vem comprar aqui vai aproveitar", disse ela que estava acompanhada das netas Ana, cinco anos; e Ariely, nove.

A dona de casa Carla Bianca, 21 anos, tirou a tarde para fazer compras com as filhas gêmeas Sarah e Sophia, de dois anos. Antes da volta para casa, um sorvete e uma parada nos bancos da Rua Grande. "Uma ideia genial. As pessoas podem olhar e pensar que ninguém vai parar no meio das compras e sentar aqui. Mas, eu, que estou muito cansada, com duas crianças, nem pensei duas vezes. E também, dá para elas comerem com calma, enquanto eu descanso", enfatizou a jovem.

AVANÇO

As obras da Rua Grande já chegaram à oitava quadra. Os trabalhos estão em andamento também na sexta e sétima quadra e em fase de finalização na quinta quadra. Na sexta quadra, está sendo realizada a pavimentação em granito, com instalação de bloco intertravado na área central.

Na sétima quadra, já foram finalizados os serviços de esgotamento sanitário e está sendo realizada a instalação das canaletas para que seja iniciada a fase da pavimentação. Na oitava quadra, está sendo realizada a retirada da pavimentação em paralelepípedos para início dos serviços de saneamento.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem