Notícias
Prefeitura firma mais uma parceria para promover inclusão no Carnaval de Passarela 2019
Após garantir as condições necessárias para que pessoas com deficiência e dificuldade de mobilidade possam assistir ao Carnaval de Passarela, a Prefeitura estende o serviço aos idosos que também terão seus direitos garantidos para curtir os desfiles das agremiações no Anel Viário
Prefeitura firma mais uma parceria para promover inclusão no Carnaval de Passarela 2019
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) se reuniu, nesta sexta-feira (8), com representantes do Comitê Municipal de Valorização da Pessoa Idosa (CVPI). O objetivo do encontro foi reforçar as ações da gestão municipal para a valorização da pessoa idosa, em especial na área da cultura, durante todo ano. Na oportunidade, foi anunciada que a primeira atuação em parceria será na Passarela do Samba, onde ocorrem os desfiles das agremiações carnavalescas da capital. Neste sentido, a Prefeitura também estabeleceu parceria com instituições que representam pessoas com deficiência e com dificuldade de mobilidade, com vistas à inclusão destes segmentos.
"O Carnaval de Passarela é o primeiro grande evento do calendário cultural e já iniciamos com parcerias para garantir inclusão aos segmentos dos idosos, pessoas com deficiência e pessoas com dificuldade de mobilidade. Este ano teremos 500 lugares na área preferencial, quatro cuidadores e quatro intérpretes de libras nos cinco dias de evento, além de campanhas que serão realizadas no local para a garantia e valorização dos direitos destes cidadãos. Voltamos nossa atenção para esse público nos eventos realizados pela Prefeitura, assegurando a acessibilidade e comprometendo-nos para que todos possam participar da melhor maneira", destacou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.
O Comitê Municipal de Valorização da Pessoa Idosa é responsável por articular 17 órgãos públicos municipais em prol de políticas públicas para a pessoa idosa. "Nós temos um Plano de Ação de Gestão Integrada que está em vigência para o biênio 2017-2019 e a Secult é um dos órgãos municipais que participa da coordenação executiva, realizando diversas ações que incluem os idosos em sua pauta. Alinhamos com o secretário o que está já sendo feito do Plano e pensar as próximas atividades que serão executadas ao longo do ano. Como articuladores, nosso objetivo é que as secretarias municipais estejam trabalhando em parceria para garantir maior inclusão dos idosos ludovicenses", explicou a líder do Comitê de Valorização da Pessoa Idosa, Lia Farah.
Além do secretário Marlon Botão, participaram da reunião o responsável pela coordenação de Eventos da Secult, José de Ribamar Moraes, a chefe de gabinete da Secult, Camilla Barroso, as líderes do Comitê de Valorização da Pessoa Idosa, Lia Farah e Silvia Nunes, e a coordenadora executiva da Secult no Comitê, Lenir Pereira dos Santos Oliveira.
COMITÊ
O Comitê Municipal de Valorização da Pessoa Idosa foi instituído em 2013 e revitalizado em 2014, com uma estrutura que envolve secretarias e órgãos da administração municipal com o objetivo de atuar, em caráter interinstitucional, na discussão e formulação de políticas públicas de atenção à pessoa idosa. Eram 15 entidades integrantes e hoje são 17, com 34 representantes, entre titulares e suplentes, sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e validação pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São Luís (CMDI).
Em parceria com entidades governamentais e não governamentais, que atuam na defesa dos direitos da pessoa idosa no município de São Luís, o Comitê se apresenta como uma ferramenta do poder público na busca pela intersetorialidade das políticas públicas voltadas para o segmento idoso. Entendo-as como transversal, o CVPI funciona como uma instância de convergência e fortalecimento destas políticas. Atualmente trabalha embasado no Plano de Ação de Gestão Integrada: compromisso de todos por um envelhecimento digno e saudável, no município de São Luís.
ACESSIBILIDADE
Outra parceria firmada pela Prefeitura foi com o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência que já garantiu a participação dos segmentos de pessoas com deficiência em diversos evento realizados pela gestão municipal.
Para a Passarela do Samba, foi estabelecida uma parceria com o Projeto Travessia, realizado pela Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (Mob), que oferece transporte especial gratuito para pessoas com deficiência, usuária de cadeira de rodas. O serviço vai levar 15 cadeirantes por dia durante os cinco dias do Carnaval. Cada van do Travessia comporta quatro cadeirantes, quatro acompanhantes e dois deficientes visuais.
Leia mais sobre Cultura

Passarela do Samba tem área para idosos e deficientes ampliada e vai contar com interprete de Libras

Mostra fotográfica sobre dança popular entra em cartaz quinta-feira (28) na Galeria Trapiche

Equipamento cultural da Prefeitura, Galeria Trapiche sediará curso de desenho

Prefeitura promove reunião para definir ações para o Carnaval de São Luís 2019

Prefeitura de São Luís elege Corte Momesca 2019 em bonita festa popular no Centro Histórico