agencia

Notícias

Domingo, 10/02/2019 - 09h02

Folião Cidadão: Prefeitura de São Luís incentiva cuidado com cidade e folia com segurança

Ação integra diversas secretarias municipais e foi lançada sábado (9) nos principais pontos de prévias carnavalescas da cidade; um dos objetivos é orientar os brincantes sobre cuidados com a preservação e conservação dos espaços públicos

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A Banda Bandida foi um dos pontos visitados neste sábado (9) pela campanha Folião Cidadão"Sou folião cidadão, sou folião, brinco na rua e passarela, não vacilo não". O refrão é da marchinha de Carnaval da campanha Folião Cidadão, lançada pela Prefeitura de São Luís neste sábado (9) no Centro, onde acontecem as principais prévias carnavalescas da cidade. Orientando os foliões com distribuição de panfletos e ações na área da prevenção com distribuição de preservativos, a campanha educativa tem o objetivo de incentivar a adoção de práticas como não jogar lixo na rua, usar camisinha, não beber se for dirigir, preservar o patrimônio público entre outras condutas para garantir um Carnaval mais alegre e seguro para todos.

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) integrada ao Comitê Gestor de Limpeza Urbana, à Subprefeitura do Centro Histórico e às secretarias municipais de Governo (Semgov), Turismo (Setur), Cultura (Secult), Saúde (Semus), Trânsito e Transportes (SMTT), Criança e Assistência Social (Semcas) e Segurança com Cidadania (Semusc).

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, afirmou que a ação é a oportunidade de um debate mais descontraído com a população de São Luís. "Diariamente, a Prefeitura de São Luís realiza ações de educação ambiental em escolas e diversos outros espaços da cidade. Este momento lúdico do pré-Carnaval vai garantir uma proximidade maior da Prefeitura com o cidadão. Queremos aproveitar o momento para incentivar a coleta seletiva e coibir o descarte irregular de resíduos", afirmou.

Na área da saúde, distribuição de preservativos e gel lubrificante é um lembrete para não descuidar da saúde e estar atento à prevenção. "É muito importante porque às vezes no calor do momento, muitas pessoas se esquecem da camisinha. É preciso se cuidar e cuidar da saúde", disse a estudante Jessica Oliveira, foliã do bloco Só Safados. "Muito importante essa campanha em eventos grandes como esse", completou a aposentada, Fátima Brennand.

Nas prévias carnavalescas, as atividades da campanha acontecem especialmente nos pontos de concentração dos blocos Só Safados (Maria Aragão), Bandida (Fonte do Ribeirão), Bicicletinha (Rua do Egito) e Imprensa (Praça dos Catraieiros). Além de atividades nos principais circuitos da folia, a mensagem da campanha, será exibida nos veículos de comunicação (rádio, tv, impressos e internet) a fim de garantir maior adesão dos foliões.

Personagens já conhecidos da população como o Cidadão Limpeza, fazem parte da campanha. O Cidadão Limpeza deu a dica: "Para ser um Folião Cidadão, jogue o lixo na lixeira, use os banheiros químicos, preserve o nosso patrimônio, use camisinha, se for beber, não dirija, mantenha-se hidratado, use protetor solar e nada de violência e assédio", disse.

O folião Carlos Viégas aprovou a iniciativa da Prefeitura. "Essa ação é importante para conscientizar as pessoas de que não se pode jogar lixo na rua, por exemplo. As pessoas às vezes não têm a mentalidade de que é preciso cuidar do espaço em que se vive", disse o folião. No tradicional bloco da Bandida, a foliã Luceli Silva escolheu jogar o lixo no lugar adequado. "É importante preservar a nossa cidade e também conscientizar a população acerca dessa importância. Muito boa essa campanha", disse.

O subprefeito do Centro Histórico, Joaquim Azambuja; o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão; a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo; e o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Héryco Coqueiro, também acompanharam o lançamento da campanha.

As atividades da campanha se estenderão para a Passarela do Samba, onde ocorrem os desfiles das Escolas de Samba e dos Blocos Carnavalescos.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem