agencia

Notícias

Terça-feira, 12/02/2019 - 09h22

Bairro Radional e entorno receberão ação de limpeza da Prefeitura na sexta (15) e sábado (16)

Iniciativa integra a política de gestão de resíduos sólidos implantada pelo prefeito Edivaldo na capital; ação abrangerá ainda a Vila Radional, Santa Cruz e Vera Cruz

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Durante o bota-fora, a população pode descartar os resíduos volumososA gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior segue intensificando as ações de limpeza nos bairros de São Luís e realiza, nesta sexta-feira (15) e sábado (16), o Bota-Fora Bairro Radional. A ação da Prefeitura de São Luís se estenderá também à Vila Radional, Santa Cruz e Vera Cruz, vizinhos ao bairro. Durante os dois dias serão recolhidos os chamados resíduos volumosos - eletrodomésticos que não funcionam, pneus, móveis fora de uso, entulhos e outros. A ação será coordenada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana e tem o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos sólidos. 

As ações de limpeza na área do bairro Radional são constantes. A coleta domiciliar é feita de forma regular toda segunda, quarta e sexta no período diurno, entretanto, o bairro tem pontos de acúmulo de lixo descartado irregularmente, por isso, a Prefeitura de São Luís concentrará os serviços de remoção manual e mecanizada no bairro e comunidades do entorno neste fim de semana.

De acordo com a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, por meio da ação será possível chamar a atenção da comunidade para a responsabilidade compartilhada para a manutenção da limpeza do bairro. "A Política Nacional de Resíduos Sólidos coloca que poder público e cidadãos devem ser parceiros na gestão de resíduos sólidos urbanos. A gestão do prefeito Edivaldo mantém os serviços de limpeza urbana sendo prestados regularmente, mas a população deve fazer sua parte para garantir a limpeza do bairro e evitar problemas decorrentes do descarte irregular", afirmou.

Para mobilizar a população foi realizada uma reunião na Associação Comunitária do bairro Radional, que reuniu também representantes das demais comunidades contempladas para que fosse organizado um cronograma de ações na região. A reunião ocorreu na terça-feira (5), e na quarta-feira (6), foram feitos os serviços de capina e roçagem das vias do bairro e a instalação de papeleiras (lixeiras) ao longo da Avenida M e Praça da Radional.

BOTA-FORA

Durante o bota-fora, a partir das 8h, agentes de limpeza estarão nas ruas dos bairros, fazendo o recolhimento dos resíduos volumosos de porta a porta. Por isso, a Prefeitura de São Luís pede à comunidade que não acumule lixo no seu quintal e não o descarte de forma incorreta, deixando-o na frente de casa para que ele seja recolhido.

Equipes de educação ambiental do Comitê Gestor de Limpeza Urbana e o Cidadão Limpeza Cidade Beleza estarão visitando as casas, informando os moradores sobre os prejuízos para a saúde pública e meio ambiente decorrentes do descarte irregular de resíduos sólidos nas vias públicas. A ação também vai incentivar o uso dos Ecopontos. Atualmente são 11 equipamentos em funcionamento na capital.

Entre as atividades da programação está uma apresentação do Cidadão Limpeza Cidade Beleza que ocorrerá na Avenida M. Na ocasião, ele conversará com a população, tirando dúvidas sobre os serviços de limpeza urbana e o manejo adequado do resíduo doméstico.

SERVIÇO
O QUÊ? Bota Fora Radional
ONDE? Radional, Vila Radional, Santa Cruz, Vera Cruz e Divinéia
QUANDO? Sexta-feira, dia 15, e Sábado, dia 16
HORÁRIO? Das 8h às 15h

O que será recolhido?
Eletrodomésticos que não funcionam
Pneus
Móveis fora de uso
Entulho de obras
Resto de poda e capina

O que os moradores devem fazer?
Colocar em sua porta a partir das 8h de sexta-feira tudo aquilo que desejam descartar.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem