agencia

Notícias

Quinta-feira, 21/02/2019 - 11h59

Prefeitura de São Luís leva Sarau Histórico ao palco do Teatro Artur Azevedo e atrai grande público

O espetáculo, que integra a programação do Reviva, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo; tem como proposta o fortalecimento da cultura, história e tradições da capital maranhense, além de estimular o turismo local

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 

Uma belíssima apresentação do Sarau Histórico no Teatro Artur Azevedo Emoção para artistas e plateia que prestigiou a apresentação especial do Sarau Histórico, na noite desta quarta-feira (20), estreando no palco do Teatro Artur Azevedo. A iniciativa da Prefeitura de São Luís, criada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, nesta edição encenou a temática carnavalesca com o tema 'Eu Te Conheço Carnaval'. O evento integra o Programa Reviva e tem como proposta o fortalecimento da cultura, história e tradições da capital maranhense, além de estimular o turismo local. O evento, que nas edições anteriores aconteceram sempre em praças  - Benedito Leite e Panteon- foi levado ao teatro em razão do período chuvoso, iniciativa que foi bem aceita pelo público que lotou o espaço. 

O espetáculo representou um resgate do patrimônio material e imaterial, além de promover o teatro e lembrar os grandes bailes de Carnaval, pontuou a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo. "O Sarau Histórico é o teatro de rua que chama atenção ao patrimônio e o prefeito Edivaldo tem trabalhado, em parceria com o Iphan, na requalificação e reconhecimento destes espaços, que unidos à cultura da cidade atraem o público. É um esforço que tem a população participando ativamente, dando vida à cidade e preservando uma bela história. A apresentação no teatro vem coroar o sucesso que o Program Reviva representa", destacou a gestora, que foi caracterizada de Baronesa de Anajatuba.

A apresentação fez o público entrar no clima de Carnaval já na abertura com a canção 'Eu Te Conheço Carnaval', uma das marchinhas mais conhecidas do carnaval de São Luís e tema do espetáculo. Seguiu um pocket show com marchinhas reconhecidas no cenário nacional, como 'Pra Você Gostar de Mim', 'É Carnaval', "Jardineira" e outras.  

Atores do grupo Teoria das Artes, devidamente caracterizados, encenaram o espetáculo 'Te Conheço, Carnaval', convidando a plateia a participar e se envolver na magia desta que é a maior festa popular do país. O espetáculo teve narração de personagem representando a figura do regueiro e lembrando o ritmo que identifica a capital como a Jamaica Brasileira. A cada novo ato, a intervenção do artista divertia e informava a plateia. Ao final, show da banda Mákina Du Tempo em canções revivendo os antigos carnavais que levou o público a dançar e cantar junto.

Interpretando Graça Aranha na peça, o ator Daniel Richard destacou a experiência, para ele, nova e cheia de energia. "O teatro nos passa um emoção diferente do palco a céu aberto e que não deixa de ser desafiador. Estamos diante de um público crítico e nossa proposta é sempre fazer um espetáculo a ser aplaudido e que encante as pessoas", disse.

Yasmin Lopes deu vida à Ana Jansen e pontuou que interpretar personagens verdadeiros em um palco glamouroso como o do teatro é uma satisfação. "É sempre uma responsabilidade muito grande e um prazer fazer parte deste programa e agora, apresentá-lo ao público neste ambiente que nos diz muita coisa. O teatro é para todos e o público sabe prestigiar um bom espetáculo. É um misto de emoções", enfatizou.

A peça teatral contou a história de um vendedor ambulante que em uma noite de fevereiro apresentava seus produtos ao público. Tirada de sua imaginação, ele conta à plateia um pouco sobre a cidade, os bailes e os locais de hoje e ontem. Na história, dois mascarados chamam a atenção pelos encontros e desencontros em uma viagem no tempo. Entre nomes reais e fictícios, o grupo teatral encenou uma verdadeira festa carnavalesca da antiga São Luís no palco do Teatro Artur Azevedo, em uma festa de Carnaval na velha cidade.

Sarau Histórico no Teatro Artur AzevedoKenia Elásia de Oliveira

O público, maravilhado com o espetáculo, aplaudiu e parabenizou os artistas pela show de beleza, talento e amor à arte. A professora Kenia de Oliveira Azevedo, 38 anos, enfatizou que o programa Reviva tem cumprindo uma importante função de movimentar a cidade e reunir grande público. "Essa beleza toda que vemos em praça pública, se repete aqui no teatro, que está lotado e com um público diverso. Trazer o evento para este que é um dos lugares mais bonitos de São Luís foi uma ótima ideia. Muito bom", disse.

Conhecedora da programação do Reviva, a professora Ísis Soeiro, 47 anos, ficou maravilhada com o espetáculo no teatro. "Achei excelente por nos dar a chance de apreciar e valorizar a cultura da nossa cidade e por oferecer às pessoas a oportunidade de vir ao teatro. A prova de que a população aprecia é o teatro todo ocupado. E o espetáculo é muito bonito e bem executado", afirmou. A Prefeitura disponibilizou 720 entradas gratuitas para o público.

Outras edições do Sarau Histórico foram realizadas na Praça Bendito Leite e Praça Panteon, sempre reunindo grande público. O Sarau reúne literatura, teatro, música e história, atraindo público local e turistas. Os espetáculos do programa Reviva - que inclui ainda o Passeio Serenata e o Roteiro Reggae – são promovidos em ruas e praças do Centro Histórico da capital. O Reviva contribui de forma marcante para divulgação da cidade e elevação do nome de São Luís no cenário turístico e cultural do país.

                                                     Acesse aqui galeria de imagens